Os 5 Melhores Provedores Gratuitos de Armazenamento em Nuvem

Apr 30 / Paulo Oliveira

O armazenamento em nuvem é uma maneira útil de acessar seus arquivos de qualquer lugar com uma conexão à internet. Existem sites de armazenamento em nuvem gratuitos na internet que permitem que você faça upload de arquivos sem custo adicional.

Neste artigo, vamos falar de alguns serviços de nuvem para armazenamento de dados de forma gratuita.

1. Google Drive (15GB de Armazenamento Gratuito)

Se você usa frequentemente os serviços do Google, vai aproveitar muito o Google Drive. Não apenas ele oferece uma quantidade generosa de espaço sem custo adicional, mas também funciona bem com outros serviços do Google. Na verdade, se você já usou o Google Docs no passado, já está usando o Google Drive!

O Google Drive é uma ótima maneira de manter todos os seus arquivos de negócios e trabalho organizados. Quando você usa o business suite online do Google, todos os arquivos que você cria são armazenados no Google Drive para fácil acesso. Se você tem um celular Android, pode baixar o aplicativo Drive e ficar atualizado enquanto estiver em movimento.

O Google Drive é a melhor solução gratuita de armazenamento em nuvem para colaborar com outros colegas de trabalho. Você pode usar o Drive para criar uma pasta cheia de documentos de texto e planilhas para trabalhar, depois compartilhar um link para a pasta com seus colegas. Qualquer pessoa com o link pode entrar e fazer suas edições nos documentos dentro dela.

Você terá acesso a um espaço de 15GB que é compartilhado entre todos os programas do Google, incluindo Gmail, Docs e Fotos.

2. pCloud (10+GB de Armazenamento Gratuito)

pCloud é um serviço simples e fácil de usar nesta lista. Basta inserir um e-mail e uma senha na página inicial, e você está pronto para usar. Então, você tem 10GB para usar sem custo adicional.

pCloud é generoso com seu espaço de bônus. No momento da escrita, verificar seu e-mail com o pCloud lhe dá mais 1GB para usar, e fazer upload de um arquivo lhe dá mais 1GB. Você pode obter um total de 5GB realizando tarefas simples e depois mais 1GB por indicar um amigo.

Isso torna o pCloud uma maneira fácil de obter mais de 15GB de armazenamento sem pagar nada.

3. MediaFire (10GB de Armazenamento Gratuito)

A partir do seu generoso espaço de armazenamento, sozinho, o MediaFire é um excelente serviço para armazenar dados. No entanto, usar o MediaFire puramente como um site de armazenamento de arquivos não estará aproveitando todo o seu potencial.

As capacidades de compartilhamento do MediaFire fazem dele uma das melhores maneiras de compartilhar arquivos para que outras pessoas façam o download. Passe o mouse sobre o item que deseja compartilhar, clique na seta à direita e clique em Compartilhar. Você então recebe um link que pode compartilhar para que outras pessoas façam o download. O MediaFire limita o tamanho máximo do arquivo enviado para 4GB por arquivo.

Infelizmente, ao tentar fazer isso com uma pasta de arquivos, o MediaFire irá incentivar você a comprar seu serviço premium para baixar em lote os arquivos. Felizmente, você pode contornar essa restrição compactando a pasta que deseja compartilhar em seu desktop e depois fazer o upload dela.

4. OneDrive (5GB de Armazenamento Gratuito)

O OneDrive não é muito generoso com seu espaço de armazenamento, mas ganha pontos por exigir a menor quantidade de instalação e configuração em comparação com os outros serviços nesta lista. Por exemplo, se você tiver um computador com Windows 10, já está totalmente equipado para usar o OneDrive.

Quando você abre o Explorador no Windows 10, deve ver o OneDrive na barra lateral esquerda. Qualquer arquivo arrastado para cá será automaticamente enviado e sincronizado com o servidor do OneDrive. Você precisa ter o aplicativo do OneDrive em execução para sincronizar, então procure pelo ícone do OneDrive na sua barra de tarefas. Se você não o ver, clique no botão iniciar e digite "OneDrive" para iniciá-lo.

Se você não usa o Windows 10, ainda pode usar o OneDrive para armazenar seus arquivos. Você precisa criar uma conta da Microsoft antes de poder usá-lo, mas uma vez feito isso, você pode usar a interface do site para fazer upload e compartilhar arquivos.

O OneDrive também possui uma pasta especial Compartilhados que mantém o controle de quais arquivos estão sendo compartilhados e para quem, para que você possa acompanhar quem pode ver seus dados.

5. Dropbox (2+GB de Armazenamento Gratuito)

Um dos serviços mais antigos desta lista, o Dropbox, especializa-se em sincronizar seus arquivos de desktop com a nuvem. Você pode usar o Dropbox como um serviço de armazenamento em nuvem tradicional, mas seu verdadeiro potencial é liberado quando você configura uma pasta especial do Dropbox em seu desktop usando o cliente.

Quando você coloca arquivos nesta pasta específica, o Dropbox automaticamente percebe a adição e a carrega para a nuvem. Isso também é verdadeiro se ele perceber que um arquivo foi alterado. Como tal, você pode colocar um documento de texto na pasta e editá-lo ao longo do tempo, e o Dropbox atualizará automaticamente a versão na nuvem do arquivo toda vez que você o salvar.

Você também pode configurar uma pasta compartilhada e convidar outras pessoas para usá-la. Quando outras pessoas fazem upload ou editam arquivos na pasta, o Dropbox a atualizará em seu sistema. Se você tiver o cliente do Dropbox, as edições do seu amigo serão atualizadas automaticamente na pasta do seu PC.

Se você está desapontado com a oferta de 2GB do Dropbox, pode completar tarefas e indicar amigos para obter mais espaço. Indicar o Dropbox para um amigo lhe dá 500MB por indicação, até um máximo de 16GB, e completar tarefas lhe dará 250MB, o que pode resultar em cerca de 1.5GB de espaço extra.

Por que não criar seu próprio servidor?

Se você está preocupado com os custos do armazenamento em nuvem, pode eliminar o intermediário e criar o seu próprio. Os custos iniciais são altos, já que você precisa comprar um servidor e configurá-lo em casa. No entanto, uma vez que você tenha feito o investimento, terá total controle sobre uma quantidade considerável de armazenamento sem precisar pagar mais nada.

Existem muitas razões pelas quais você deveria criar seu próprio servidor. Na próxima vez que estiver nervosamente observando seu espaço de armazenamento em nuvem gratuito se esgotar, considere investir em uma solução mais duradoura.

Leia mais sobre Computação em Nuvem.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open source para seu negócio.
Criado com