Ainda vale a pena aprender a programar em Java?

Jun 28 / Paulo Oliveira
Java é a linguagem de programação voltada para objetos mais utilizada em todo o mundo. Saber programar em Java é uma habilidade que faz toda a diferença para um programador que queira se destacar no mercado.

Por se tratar de uma linguagem criada em 1995 é muito comum para quem está iniciando na área de programação questionar se ela ainda é utilizada e qual a sua importância para novos programas.

Por este motivo, nós da Escola Linux elaboramos este artigo para que você entenda a importância que a linguagem de programação Java exerce sob os diversos dispositivos que utilizamos no dia a dia.

Qual a função do Java?

Por se tratar de uma linguagem multiplataforma, a linguagem Java conquistou espaço em diversos dispositivos.

A sua presença em computadores, celulares, sistemas bancários, datacenters, carros e até mesmo em eletrodomésticos inteligentes faz com que sua instalação seja obrigatória para o funcionamento de diversos programas em diferentes sistemas operacionais.

Em navegadores, a linguagem Java é responsável pelo acesso a sites de banco, aplicativos da Receita Federal e outros serviços relacionados. Isso se torna possível devido à segurança e confiabilidade que oferece.

Sendo assim, saber programar em Java garante o desenvolvimento de um sistema com uma linguagem confiável, rápida no processamento e com uma ampla documentação disponível. 

Por que programar em Java?

Devido a sua quase onipresença, ainda é muito importante para o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Portanto, ter o conhecimento da programação em Java é essencial para programadores. 

Uma das grandes vantagens é que com o Java os programas são escritos apenas uma vez e podem ser executados por diversos dispositivos.

Por causa de sua importância, tornou-se além de uma linguagem de programação, mas também uma plataforma de desenvolvimento. Sendo assim, é muito vantajoso programar em Java.

Por exemplo, com ele você tem a possibilidade de criar aplicativos para diversos dispositivos, como computador, televisão, celular etc.

Além de ser uma das linguagens mais populares do mundo para o desenvolvimento de softwares e garantir o acesso a sites, programar em Java é essencial, especialmente para quem deseja criar aplicativos para o sistema Android.

Outra vantagem é que existe uma grande quantidade de material open source e uma comunidade ativa, que garante acesso às várias fontes de conhecimento para aprimorar as habilidades na programação em Java.

Vale a pena aprender a programar em Java

A linguagem de programação Java está presente no mundo há 25 anos e mesmo assim ainda não se tornou obsoleta ou indispensável como outras. Por ser a mais utilizada para desenvolvimento, vale sim a pena aprender programação em Java.

Felizmente, na Escola Linux você encontra cursos online, com certificado que o ajudará a aprender a programar em Java.

A plataforma oferece diversos cursos de introdução a java para quem está iniciando e também lógica da programação, com ele você aprende os conceitos usados na linguagem.

A Escola Linux oferece a vantagem de poder acessar os conteúdos de qualquer lugar, na hora que desejar, para turbinar o aprendizado, ainda oferece material extra, além de video aulas. 
Created with