Comandos básicos do Ubuntu para iniciantes

Dec 3 / Paulo Oliveira
Nada do que começar no Linux com os comandos básicos do Ubuntu já memorizados na sua cabeça. Com poucos comandos conhecidos, você consegue ter liberdade para começar a programar no terminal e aprender mais a cada dia.

Muitos comandos são básicos e talvez você até conheça, mas por meio das dúvidas, neste artigo estão todos os comandos indispensáveis ​​e uma ligeira descrição sobre o propósito deste atalho.

Veja a seguir todos os comandos básicos do Ubuntu que a Linux Solutions separou!

Lista de comandos básicos do Ubuntu

1. sudo

Entre os comandos básicos do Ubuntu , sem dúvida alguma que o sudo é o principal. O termo se refere a um superusuário Permite que o usuário execute programas com privilégios administrativos, equivalente ao “Executar como Administrador” no Windows.

Na programação, este comando se mostra essencial para modificar arquivos no diretório, que normalmente fica impossibilitado de ser alterado sem o comando do super admin.

2. ls

Outro comando frequentemente explorado é o ls , abreviação de lista . A partir dele, você lista os arquivos e como pastas salvas no diretórios.

3. pwd

O pwd significa imprimir o diretório de trabalho e mostra o caminho completo do atual diretório de trabalho.

4. cd

Antes conhecido como chdir , entre os c omandos básicos do Ubuntu está o cd , que significa mudar o diretor . Como o próprio nome específico, ele serve para alterar o atual diretório de trabalho.

Ao expressar-lo, você pode adicionar outros comandos para ir ao diretório raiz, outro nível de classificação ou até retroceder. As suas variações mais comuns são:

  • cd / - Leva você ao diretório raiz;]
  • cd .. - Leva você até um nível de seleção;
  • cd - - Leva você ao diretório anterior.

5. apt-get

O comando apt-get certamente não está entre os 3 mais importantes para uma distribuição Ubuntu. Sendo assim, todo iniciante precisa dominar este comando para começar.

Em resumo, ele funciona como um banco de dados de atualizações disponíveis, tendo variações para diferentes casos.

A primeira é sudo apt-get update . Este comando costuma ser o primeiro a ser usado em máquinas recém-instaladas “bootada” e se mostra indispensável para atualizar o banco de dados e informar ao sistema se há ou não novos pacotes para instalação.

Feito isso, você deve ver quais pacotes têm ou não novas atualizações disponíveis. Felizmente, basta colocar o nome do pacote ao lado do comando sudo para obter a atualização para haja uma atualização.

Por exemplo:

sudo apt-get upgrade [nome do pacote].

Feito isso, você atualiza um pacote em particular e por fim basta instalá-lo.

Inclusive, o comando sudo apt-get também serve para instalar pacotes e todo o processo é bem fácil, bastando utilizar o sudo apt-get install .

Indo além do termo, você precisa acrescentar o nome do pacote, assim como você viu em sudo apt-get upgrade . Deste modo, a instalação fica desta forma:

sudo apt-get instal l [nome do pacote].

Vale comentar que sem o nome do pacote você não consegue fazer a instalação ou o respectivo upgrade. Felizmente, você consegue digitar alguns termos e então utilizar um guia para encontrar os pacotes com resultados relacionados.
Created with