Comandos básicos do Ubuntu para iniciantes

Dec 3 / Paulo Oliveira
Nada do que começar no Linux com os comandos básicos do Ubuntu já memorizados na sua cabeça. Com poucos conhecimentos conhecidos, você consegue ter liberdade para começar a programar no terminal e aprender mais a cada dia.

Este artigo básico e talvez você conheça aqui, mas com o propósito de muitos comandos, alguns comandos e uma pequena descrição atalho.
Veja a seguir todos os comandos básicos do Ubuntu que a Linux Solutions separou!

Lista de comandos básicos do Ubuntu

1. sudo

Entre os comandos básicos do Ubuntu , sem dúvida alguma que o sudo é o principal. O termo refere-se a um superusário Permite que o usuário execute programas como administradores administrativos, equivalentes equivalentes no Windows.

Na programação, este comando é essencial para modificar arquivos no diretório, que normalmente fica impossibilitado de ser alterado sem o comando do super admin.

2. ls

Outro comando frequente listar é o ls , abreviação de . A partir dele, você lista os arquivos e como pastas salvas no diretórios.

3. pwd

O pwd imprimir o diretório de trabalho ou o caminho completo do diretório atual e mostrar o significado do trabalho .

4. CD

Antes conhecido como chdir , entre os comandos básicos do Ubuntu está o cd , isso significa mudar o diretor . Como o próprio nome específico, ele serve para alterar o roteiro de trabalho.

Ao aumentar-lo, pode adicionar outros comandos para o diretório raiz, outro nível de classificação retroceder. As suas variações mais comuns são:

  • cd / - Leva você ao diretório raiz;]
  • cd .. - Leva você até um nível de seleção;
  • cd - - Leva você ao diretório anterior.

5. apt-get

O comando apt-get certamente não está entre os 3 mais importantes para uma distribuição Ubuntu. Sendo assim, todo iniciante precisa dominar este comando para começar.

Em resumo, ele funciona como um banco de dados de atualizações, tendo variações para diferentes casos.

A primeira é sudo apt-get update . Este comando será usado primeiro em máquinas recém-instaladas e se costuma instalar para atualizar o banco de dados e informar ao sistema se ou não novos pacotes para.

Feito isso, você deve ver quais pacotes têm ou não novas atualizações disponíveis. felizmente, basta colocar o nome do pacote ao lado do comando sudo para obter a atualizaçãopara uma atualização.

Por exemplo:

s udo apt-get upgrade [nome do pacote].

Feito isso, você atualiza um pacote em particular e por fim basta instalá-lo.

Inclusive, o comando sudo apt-get também serve para instalação de pacotes e todo o processo é bem fácil, bastando usar o sudo apt-get install .

Indo além do termo, você precisa acrescentar o nome do pacote, assim como você viu em sudo apt-get upgrade . Deste modo, a instalação fica desta forma:

sudo apt-get install l [nome do pacote].

Vale que sem o nome do você não consegue fazer a instalação ou pacote o respeito atualizar.Você pode digitar alguns termos e então usar um guia para encontrar os pacotes com resultados relacionados.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Criado com