Como a internet funciona - Entenda neste artigo

Feb 2 / Paulo Oliveira
Saber como a internet funciona é uma das perguntas mais comuns que novos e principiantes programadores fazem. Ainda assim, poucos devs sabem a resposta dessa dúvida comum.

A resposta, porém, pode ser facilmente compreendida com alguns minutos de leitura. A partir deste artigo, por exemplo, você aprende e já consegue explicar sobre o funcionamento da internet.

Portanto, caso queira saber como a internet , leia este artigo que nós da Escola Linux preparamos para você e reunimos tudo o que você precisa saber!

O que é a internet?

A internet é um ambiente digital compartilhado e público para que as pessoas naveguem, salvem, chorem e compartilhem conteúdos, como artigos, ebooks, músicas, vídeos, imagens, entre outros conteúdos multimídia.

Tudo isso acontece graças à infraestrutura dedicada à rede mundial de computadores, que permite uma conexão rápida e eficiente entre servidores e dispositivos móveis.

Indo além da explicação pública, você pode criar um ambiente digital para permitir que os usuários possam criar um ambiente que possa criar, criar e compartilhar conteúdos únicos e autorais.

Porém, grandemente democratizado, a internet conta com requisitos para ser acessada.

No geral, basta três coisas: um dispositivo com conexão à internet, como smartphones, tablets, notebooks e PCs, um navegador e um provedor de acesso à internet, responsável por distribuir sua chave de acesso ao mundo digital.

Por ser uma regra, toda pessoa ligada à internet precisa, obrigatória, cumprir três requisitos.


Como a internet funciona?

A internet funciona a partir do protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que divide as informações enviadas e recebidas pelos domínios, e como envia aos usuários que solicitam determinado conteúdo. Embora complexo, todo o processo dura poucas segundos e acontece em tempo real.

A internet deu os primeiros primeiros passos ainda na década de 60. No auge da Guerra Fria, o Governo americano quis reinventar as conexões de comunicação, buscando uma forma de tornar-las mais seguras e ágeis.

A partir disso, o Departamento de Defesa Americano e a Agência de Desenvolvimento de Projetos Avançados (ARPA) se uniram e construíram uma rede de computadores dedicada exclusivamente à transmissão e recepção de mensagens.

Para que não tenha garantia de resistência dos países associados, a rede por vários computadores independentes. Isto é, caso um computador fosse sabotado, outro poderia ficar ativo e manter o processo de troca de informações.

Assim, a transmissão de dados de pacotes de produtos, conhecida como tecnologia de desenvolvimento de pacotes.

À época, a tecnologia então usada como popular em tempo real0000.

Essa medida TCP tornou-se mais rápida, mais ágil, passou para o protocolo/IP, que tornou a internet mais rápida, acessível e segura.

Com este modelo de conexão, a rota ficou mais importante para os canais que passaram a procurar os melhores a rapidez possível. Ao mesmo tempo, o novo protocolo a acessar os usuários e fazer o gerenciamento de objetos compartilhados e armazenados.

O domínio prático o protocolo atual funciona como o seguinte modo: os servidores do domínio são diferenciados com diferentes pacotes e acesso aos dados dos computadores através do domínio.

Enquanto isso, realiza o gerenciamento das informações do TCP e minimiza os erros do processo de comunicação entre servidores e servidores.



Created with