O Linux é, sem dúvida, um dos maiores projetos de código aberto que a indústria da tecnologia já teve conhecimento. Parte de seu sucesso se deve à ideia de seus fundadores, unirem mentes curiosas e criativas e promover uma colaboração em larga escala. Hoje, o Linux conta com uma comunidade bem ativa, composta por muitos de desenvolvedores que evoluem o código e criam soluções para os mais diversos ambientes em que ele é utilizado.
Mas como unir-se à essa comunidade e ajudar no desenvolvimento do Linux? Esta é uma pergunta recorrente, feita geralmente pelos usuários interessados em apoiar a evolução do código aberto por meio de suas habilidades de programação. Se você também tem dúvida sobre isso, então aproveite para ler o nosso post e conhecer algumas maneiras de apoiar o desenvolvimento do Linux.
1. Participar dos fóruns e responder as dúvidas de desenvolvedores
A primeira maneira de apoiar o desenvolvimento do Linux é participar dos fóruns oficiais e outros desenvolvedores - especialmente os iniciantes - a sanar suas dúvidas a respeito do código aberto. Vale ressaltar que você não precisa ser um especialista para fazer comentários em um fórum, basta ter uma experiência igual ou parecida com a que um ou vários membros tiveram e relatar o que fez para sanar a questão.
2. Criar um blog ou se tornar colaborador em um
Se você lida há algum tempo com o Linux, então uma ótima forma de ajudar na evolução do projeto é criar um blog pessoal ou se tornar colaborador em algum outro. Nele, você poderá compartilhar coisas que aprendeu, problemas que enfrentou e o que fez para contorná-los. Se não quiser arcar com custo de hospedagem, então aproveite para utilizar o WordPress.com para desenvolver seu blog gratuitamente.
3. Compartilhar notícias e tutoriais que encontrar na internet
Caso esteja lendo alguma notícia ou tutorial que encontrou em algum site, blog ou fórum, aproveite para realizar-lo para outros desenvolvedores. Independentemente do meio que você usará para fazer o compartilhamento. Isto também fará com que a página que fez a postagem atraia mais visitantes e o motivo para seu criador de continuação.
4. Reportar erros ou falhas que foram encontrados
Os erros ou falhas no software, mais conhecidos pelos desenvolvedores como 'bugs', podem impactar negativamente a experiência dos usuários. E independente do nível de garantia de qualidade do software, sempre haverá a possibilidade de bugs serem encontrados. Por isso, se você detectar um bug aproveite para relatá-lo para os responsáveis. Isto pode ser feito através de uma página que eles disponibilizam.
5. Corrigir bugs usando suas habilidades de programação
Além de bugs relatados, você também pode colocar suas habilidades de programação em prática para corrigi-los, caso apresentado em um software de fonte aberta. Dá até ganhar recompensas financeiras com correção de bugs em sites. Algumas companhias chegam a pagar US $ 5.000 ou mais para quem ajudá-las.
6. Traduzir aplicativos e distribuições
Você domina outras línguas diferentes do português, como inglês, espanhol ou francês? Então pode apoiar a evolução do Linux traduzindo suas distribuições e aplicativos de código aberto, que são, em sua grande maioria, desenvolvido na língua inglesa. Ao traduziri-los você acaba ajudando a divulgar as distribuições e os aplicativos para outros desenvolvedores que não dominam o inglês.
7. Fazer doações para manter as distribuições funcionando continuamente
Antes de um indivíduo baixar alguma das distribuições Linux, uma mensagem aparece para ele antes do efetivo download, solicitando uma ajuda financeira, mas ele tem a opção de ignorar a mensagem e baixar a distribuição que deseja gratuitamente. Esse pedido de doação é feito porque algumas distribuições contratam uma equipe em tempo integral, que fica responsável por cumprir-las funcionando.
Por isso, se você utiliza alguma distribuição Linux ou algum software de código aberto há algum tempo, recomendamos que ajude o seu desenvolvimento doando recursos financeiros. Dessa forma, você estará apreciando o trabalho dos profissionais envolvidos, incentivando-os a continuar a trabalhar no desenvolvimento Linux e. As chances do software ou da distribuição ser extinta simplesmente por falta de recursos financeiros para cumprir-la.