Como monitorar minha rede com Zabbix?

Feb 3 / Paulo Oliveira
O Zabbix está entre os principais e melhores programas para realizar a importante tarefa de monitorar, acompanhar e fazer a gestão das redes. Porém, embora muito comum, ainda há gestores e técnicos de TI que têm dúvida sobre como usá-lo.

Este software de monitoramento da rede é ideal para pequenas, médias e grandes empresas. Por ser um programa open source, o administrador não encontra nenhuma limitação na sua tarefa de monitorar a rede do negócio.

Pelo contrário, ele consegue integrar e automatizar algumas soluções para tornar a experiência ainda melhor. Abaixo você descobre como funciona o Zabbix e suas principais aplicações!

O que é Zabbix?

Antes de saber como funciona o Zabbix, é importante esclarecer do que este programa se trata antes de ir em suas funções.

O Zabbix é um software de código aberto que monitora diversas frentes da área de TI de pequenas, médias e grandes empresas, como redes, servidores físicos, híbridos e em nuvem, máquinas virtuais e outros serviços a partir do cloud computing.

Na prática, todas as métricas indispensáveis para realizar a gestão das redes são entregues a partir do software.

Sobre como funciona o Zabbix, ele parte da relação entre programas e realiza uma comunicação eficiente para informar o administrador da rede sobre alguns fatores, como carga da CPU, acessos dos usuários, consumo de espaço em disco, formas de utilização da rede, entre outras possibilidades.


Como funciona o Zabbix?

O Zabbix funciona a partir de um sistema de notificação personalizado, que garante aos administradores da rede configurar alertas via email ao acontecer eventos importantes na hora de acompanhar e fazer a gestão das redes.

Por exemplo, você deseja receber alertas personalizados através do email sempre que um usuário acessar páginas não atreladas ao trabalho, como Instagram, Twitter, Facebook, entre outras? Ou você quer ter notificações quando os usuários atingirem a capacidade máxima de armazenamento?

Independente da sua resposta, o Zabbix permite soluções personalizadas de acordo com a necessidade dos administradores, garantindo maior eficiência e controle no processo de monitoramento das redes.

Na prática, ao integrar o Zabbix em seu negócio, o servidor passa a executar comandos com o propósito de capturar dados e enviar dados para facilitar o processo de gestão. Assim, ao receber um alerta personalizado, você consegue agir em poucos minutos.

Ainda sobre como funciona o Zabbix, vale pontuar que o programa possui uma comunicação fácil com os softwares nativos do Linux, Windows, entre outros sistemas operacionais igualmente comuns.

Justamente essa comunicação facilitada torna o Zabbix mais eficiente e integrado aos sistemas e aos projetos mais ambiciosos.

Zabbix é bom?

Sim, o Zabbix é bom e se destaca por ser uma solução acessível, facilmente integrada aos sistemas operacionais e com soluções que tornam toda a tarefa de monitorar redes complexas algo fácil.

Indo além disso, ao personalizar as notificações e fazer as integrações com todos os dispositivos, o monitoramento das redes passa a ser automatizado. Isso porque você precisa fazer intervenções nas redes apenas quando for alertado.

Portanto, não há necessidade de fazer acompanhamentos mais próximos e frequentes.
Created with