Conheça comandos para manipulação de textos no terminal

Oct 11 / Paulo Oliveira
Os comandos para formados de textos são extremamente úteis e garantem todo profissional ainda mais especializado em Linux.

Em geral, estes comandos servem para você manipular todo texto e ter uma resposta bem mais rápido.

Por exemplo, às vezes pode ser necessário deixar todo o texto em caixa alta ou ainda tirar a vírgula. A partir de alguns comandos, você corrige o seu projeto em instantes. Ainda assim, poucos devs conhecem e usam esses atalhos no dia a dia.

Para apresentar os principais atalhos de manipulação de textos , a Linux Solutions prepare este artigo e reúna todas as informações que você precisa para dominar ainda mais o Linux!
Quando você começa em uma comunidade Linux em algum momento deve surgir uma pergunta: quais são as vantagens do Docker . Embora se trate de um software de código aberto , há muitos pontos positivos em adotá-lo.

Muitos programadores sabem que o processo de virtualização tende a demorar bastante. Em alguns casos, até prejudica a produção do seu projeto ou torna processos ineficientes.

Justamente por isso o Docker se destaca ao oferecer mais rapidez e acessibilidade aos colaboradores do projeto.

Veja a seguir as vantagens do Docker e descubra as suas muitas funções dentro do seu futuro projeto!

Para que servem os comandos para manipulação de textos?

Os comandos para a manipulação de textos no Linux servem para alterar e padronizar os arquivos sem que sejam feitas como mudanças de linha por linha.

Inclusive, linguagens como perl e python utilizam essas linhas de comando, tornando a tarefa de correção de arquivos de textos mais fáceis.

No entanto, ao acertar uma linguagem para corrigir o texto, você tem a disposição de vários comandos UNIX.

Comandos para manipulação de textos no Linux

Há vários comandos dentro do Linux e muitos são bem populares. Ainda assim, os comandos para manipulação de textos não têm geração .

Justamente por isso, veja a seguir os comandos principais para você textos manipulares em instantes

mais 1

O comando mais serve para paginar um arquivo e pode ser usado para facilitar a leitura de arquivos. Ou seja, quando toda a tela fica preenchida, ou mais é capaz de deixar tudo mais visível.

2. menos

O comando menos é parecido com o mais, porém ele faz com que faça o rolamento do arquivo com as teclas Cima / Baixo ou PgUp / PgDn.

3. Cauda

Há também o comando tail que serve para mostrar as últimas linhas do projeto. Por exemplo, ao usar tail N (substitui N pela quantidade de linhas a serem eliminadas), você tem acesso às linhas do projeto.

4. Cabeçalho

Já o comando head apresenta as primeiras linhas do seu projeto. De maneira semelhante ao tail, você pode escolher a quantidade de linhas a serem definidas ao substituir o N pelo número de linhas desejadas.

Por exemplo, head 10 permite que você veja as dez primeiras linhas do seu arquivo.

5. Grep

O comando grep funciona mais como um buscador de palavras e conta com possibilidades. Em geral, como mais comuns são:

  • -i - a pesquisa não diferencia letras maiúsculas de minúsculas;
  • -c - mostra somente o número de linhas que combinam com uma pesquisa;
  • -r - habilita pesquisa recursiva no diretório atual;
  • -v - exibe apenas os resultados que não combinam com uma pesquisa.

Na prática, a pesquisa fica grep [regra da pesquisa] TERMO A SER PESQUISADO [NOME DO ARQUIVO].

6. TR

Por fim, o comando TR  também está presente no dia a dia de muitos especialistas em Linux. Esse atalho UNIX permite que você substitua um termo ou simplesmente o exclua do arquivo.

Na prática, você consegue tornar as letras maiúsculas em minúsculas, corrigir erros repetidos de gramática etc. Para constar-lo, basta adicionar tr [opções] conjunto x [conjunto y] . Para conferir como opções, basta utilizar -help.
Created with