Entenda o que é IoT: mencionada em 1999 e até hoje atual

Dec 3 / Paulo Oliveira
Sem dúvida alguma, a Internet das Coisas , popularmente conhecida como IoT , está entre os principais avanços da última década. Com aparelhos cada vez mais hiperconectados, como possibilidades ficam cada vez mais relevantes.

Por exemplo, acredita-se que a partir da internet será possível construir problemas com problemas inteligentes, que possam ser reais, calor e rotin entre outros.

Essa possibilidade está cada vez mais próxima por conta da rápida popularização de gadgets hiperconectados. Na prática, conforme cresce a acessibilidade digital, mais fácil fica este futuro realmente acontecendo.

Hoje, a Linux Solutions descobriu este artigo e encontrou as principais informações sobre a IoT, explicando desde o seu conceito até sua importância para pequenas e médias empresas.

O que é IoT?

Idealizado por Kevin Ashton ainda em 1999, época onde a internet ainda dava os primeiros primeiros passos, como as primeiras menções à Internet of Things ganhando força apenas em 2009. À época, Ashton publicou o artigo viral “A Coisa da Internet das Coisas” e repercutiu a ideia de dispositivos diferentes conectados com o propósito de acumular dados.

Uma vez armazenados, os problemas da sociedade seriam dados para quantificar os reais e encontrar as melhores soluções, beneficiando todas as usadas.

Hoje já é possível afirmar que Ashton é graças aos celulares que está conectado a PCs, câmeras, luzes e portas mesmo de entrada. Caso a visão de IoT realmente se comprove, relógios, carros, aviões, entre outros exemplos, terão mais autonomia nos próximos anos.

Importância da Internet das Coisas

A IoT se mostra única e indispensável nos próximos anos por quantificar as informações de conexões conectadas à internet. Isto é, todo dispositivo conectado passa a ter uma função social e ajuda na criação de soluções mais efetivas.

Aliados à IoT , o aprendizado de máquina ( Machine Learning ouML) pode ser capaz de processar as informações coletadas e com isso definir alternativas mais viáveis.

Por exemplo, carros conectados à internet devem apresentar rotas usadas. Níveis de sistemas de condução de fluxo, como sinais e nível de velocidade, definem rotações mais isso e que aceleram a agilidade do trânsito.

Este é apenas um exemplo de como a Internet of Thingsimpactará e toda a sociedade.

Por que a Internet das Coisas é interessante para programadores?

Adequado para programadores, a IoT deve ser encarada como uma oportunidade de crescer profissionalmente e deve garantir programas cada vez mais altos.

Conforme os avanços de acessibilidade digital buscam entre as empresas, a mostra por soluções de quantificação de dados se mais importantes. Justamente por isso, os perfis especializados em Internet das Coisas devem ser os mais procuradores.

Isso acontece apenas um programador especializado consegue implementar a automação e o aprendizado de máquina, permitindo informações úteis como empresas.

Por conta da pandemia imposta pela coveud-19, uma transformação digital acelerada sem precedentes. Portanto, a hora de se especializar em IoT é agora!

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Criado com