O Wi-Fi 6 está disponível e hoje se destaca por oferecer um ganho de desempenho em rede fora da curva. No entanto, o seu recente lançamento levantou uma dúvida: o Ubiquiti comporta Wi-Fi 6?
Sim, a empresa americana referência em softwares e hardwares de gestão, controle e eficiência de redes já trabalha com os canais do Wi-Fi 6. Portanto, tanto o
Edge Router e as soluções Ubiquiti consideram a nova tecnologia.
Ao mesmo tempo, é necessário saber como funciona e quais são os novos recursos presentes na nova versão do Wi-Fi. Com isso em mente, a
Escola Linux preparou este artigo e reuniu tudo o que você precisa saber!
Sim, as versões mais recentes das soluções Ubiquiti, inclusive o SO Edge Router, já comporta os sinais do Wi-Fi 6. Portanto, basta saber como configurá-lo e usá-lo para alcançar downloads até 40% mais rápidos em comparação com o Wi-Fi 5.
No Brasil, os programadores que querem focar na área de redes encontram o UniFi 6, um ponto de acesso da Ubiquiti com Wi-Fi 6. Ele trabalha com antenas 2x2 internas e trabalha com conexão de 1.5 giga por segundo.
O mesmo aparelho traz ainda as bandas já populares, como as bandas de 5 GHz e 2.4 GHz. Em ambas as bandas de rádio, as velocidades alcançam 1.2 gbps e 300 mbps respectivamente.
Especialmente no caso do Wi-Fi 6, a instalação acontece em poucos segundos e pode ser feito em instantes pelo aplicativo do Ubiquiti e, claro, através do SO EdgeRouter.
O Wi-Fi 6 é um upgrade do protocolo de conexão sem fio, que agora está na versão 802.11ax e promete velocidades ainda mais impressionantes, alcançando transferências em escala de gigabits por segundo, e não mais os poucos megabits.
Oficialmente, o novo protocolo está disponível desde 2019. À época, o network global de certificação Wi-Fi considerou a liberação do certificado tipo 6, até então inédito. Da ocasião em diante, grandes empresas, com a Ubiquiti inclusa, passaram a organizar soluções atualizadas com o novo protocolo.
- Orthogonal Frequency Division Multiple Access (Ofdma): o Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal ou Ofdma na sigla em inglês, aumenta a capacidade geral da rede Wi-Fi e reduz tanto atrasos quanto a contenção das redes;
- Este diferencial otimiza processos mais sensíveis de automação e gera processos mais eficientes ao trabalhar como VoIP;
- Multiple-User, Multiple-In, Multiple-Out (MU-MIMO): o MU-MIMO é uma novidade que trabalha com sinais emitidos através de múltiplas antenas e possui sinais de rádio em “feixes”.
- Esta nova função está presente em modems menos modernos, mas agora se destaca por suportar feixes simultâneos em um único ponto de acesso;
- 1024-QAM: este novo formato de modulação aumenta as transferências do Wi-Fi 6 em até 25%;
- BSS: a técnica permite a conexão de diferentes dispositivos em uma única rede Wi-Fi, mas com mais capacidade e menos interferência;
- Target Wait Time: o TWT é um mecanismo de agendamento de tempo para futuras conexões, permitindo a desconexão em dispositivos IoT que fiquem ociosos.