LibreOffice ou MS Office, qual escolher? E por quê?

Sep 5 / Paulo Oliveira
LibreOffice ou Microsoft Office , qual dos dois programas pode ser classificado como o melhor? A resposta depende da necessidade da sua empresa e por isso você deve considerar os pontos positivos e negativos de cada alternativa.


Em geral, tanto o LibreOffice e o Microsoft Office são excelentes opções e atendem bem qualquer negócio. Ainda assim, há grandes diferenças em cada um.

Justamente por isso, hoje a Escola Linux traz todos os pontos em relação aos dois programas e ajuda na hora de escolher entre o LibreOffice ou o Microsoft Office!

O que é o LibreOffice?

O LibreOffice é um conjunto de programas que nasceu em 2010 a partir do ainda ativo Open Office. Assim como o Microsoft Office, ele reúne diferentes tipos de soluções para um escritório, seja na hora de redigir, calcular ou criar apresentações de resultados.

Ele está disponível para todos os principais sistemas operacionais, inclusive como mais distintas distros Linux. Justamente por isso, o Libre pode ser classificado como um dos programas mais democráticos já lançados.

Vantagens do LibreOffice
  • Gratuito;
  • Compatibilidade com diferentes sistemas operacionais e distros Linux;
  • Comunidade engajada;
  • Compatibilidade com diferentes arquivos de escritório.


Desvantagens do LibreOffice

  • Baixa gênio;
  • Não tem armazenamento em nuvem;
  • Não permite editar arquivos pelo celular.

O que é o Microsoft Office?

O Microsoft Office é um conjunto de programas voltados para o dia a dia em um escritório. Por ser pago, muitos computadores contam versões demonstrativas pré instaladas.

Por ser uma solução da gigante Microsoft, ele está entre os principais e mais conhecidos softwares dentro do grande público.

Vantagens do Microsoft Office
  • Armazenamento em nuvem;
  • Instalação facilitada;
  • Compatibilidade completa com celulares e desktops.


Desvantagens do Microsoft Office
  • Pagamento recorrente;
  • Atualizações pagas;
  • Comunidade pouco engajada.

LibreOffice ou MS Office, qual escolher?

Seja LibreOffice ou Microsoft Office , ambos os programas seriam grandes aliados ao seu escritório, mas como você viu mais acima neste artigo, cada um possui prós e contras bem relevantes.

Por isso, você precisa considerar a necessidade e, principalmente, a realidade do seu negócio. Por exemplo, grandes empresas, aquelas com faturamento de 100 milhões ao ano, não sinto falta de recurso investido em cada máquina.

Em contrapartida, pequenas e médias empresas podem dar falta quando investem em um programa para cada máquina, multiplicando assim os gastos.

Considere que você, gestor, está à frente de uma empresa especializada em despachos e conta com cinco máquinas. Em casos assim, você precisa multiplicar por 5 o investimento em um único programa.

O valor pode ser alto demais, portanto, a escolha entre o LibreOffice ou o Microsoft Office pode ser favorável ao LibreOffice.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Criado com