Linguagens de programação mais utilizadas em 2021

Dec 8 / Paulo Oliveira
O mercado de tecnologia, trata-se de uma área que muda rapidamente e vive em constante atualização, para os profissionais que desejam se destacar em suas carreiras, é essencial que saiba quais são as linguagens de programação mais utilizadas no momento.

Atualmente, cada vez mais os profissionais de programação são requisitados por empresas de diversos setores que desejam modificar seus sistemas e criar algo personalizado e único para o tipo de negócio que eles possuem.

Por esse motivo, no artigo de hoje, preparamos uma lista com 5 linguagens de programação mais utilizadas em 2021, destacando o que cada uma tem a oferecer na hora de desenvolver softwares. 

Quais são as linguagens de programação mais populares em 2021?

As linguagens de programação que separamos para esta lista se destacam não somente por serem as mais utilizadas em 2021, mas também devido ao potencial que elas têm, que fazem com que elas sejam requisitadas nos próximos anos para os profissionais de programação. 

Python

A Python foi criada em 1991 e vem ganhando mais popularidade nos últimos anos, como uma linguagem open source e se destaca, por ser de fácil compreensão o que facilita o aprendizado.

 Por isso, esta linguagem é muito indicada para quem está começando na programação e também por sua versatilidade que possibilita ser utilizada em diversas áreas para desenvolver projetos pequenos, da mesma forma que para desenvolvimentos em larga escala.

Go

A próxima linguagens de programação da lista é um pouco mais recente e foi criada em 2007 pela Google para ser utilizada em aplicações web e API, mas ganhou popularidade por sua facilidade de aprendizado e por oferecer diversas ferramentas de desenvolvimento de aplicações. 

Conhecida como Go ou Golang, esta linguagem pode ser definida como uma das poucas opções que combinam os melhores pontos da programação funcional e a orientação para objetos.

Java

Java é atualmente a linguagem mais usada no mundo corporativo e é conhecida até por quem não entende de programação, que foi desenvolvida em 1991 como uma tecnologia chamada de orientação para objetos.

No início ela foi pensada e desenvolvida para televisões, mas logo mostrou-se que sua aplicação poderia ser feita em diversas outras coisas, por exemplo, eletrodomésticos. Hoje o Java é a principal linguagem utilizada para a criação de aplicativos para computador e celulares Android principalmente. 

JavaScript

Apesar do nome ser semelhante à linguagem anterior, o JavaScript é mais atual, embora tenha sido criado em 1995, e tem como foco no desenvolvimento web, na criação de aplicativos para celulares mais modernos e criação de jogos.

Ao contrário das outras que se destacam pela facilidade de compreensão, a JavaScript é uma das mais difíceis, porém, ela é uma das mais importantes para quem deseja se destacar. 

C++ (e C)

As tecnologias C++ e C dividem o posto com a Java de ser uma das mais utilizadas na programação. Ambas são opções altamente desenvolvidas e poderosas, o que faz seu aprendizado ser muito requisitado no mercado.

Ainda que tenham o nome parecido e compartilhem algumas características, as linguagens de programação C++ e C, possuem algumas diferenças.Por exemplo, a linguagem C foi criada em 1970, fazendo com que ela seja a mais antiga, mas não deixa de ser eficiente o que faz com ela seja usada até hoje para criar de software e sistemas de base, ainda que seja muito útil para desenvolver programas de computador.

Já a C++, foi originada da C, que utiliza o mesmo conceito de linguagem, mas tem como particularidade o uso em aplicações, como os produtos Adobe, Mozilla Firefox e para o desenvolvimento de videogames. 

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Criado com