Linux: mitos e verdades sobre o sistema operacional do pinguim

Sep 14 / Paulo Oliveira
Muitas pessoas não conhecem o sistema operacional Linux. Ele não é muito utilizado de forma doméstica, principalmente se compararmos ao Windows. Porém , quanto às suas distribuições, o Linux tem conquistado novos fãs.

Os desenvolvedores estão investindo em distribuições voltadas ao uso doméstico, criando outros sistemas operacionais ligados ao Linux, como o Ubuntu, Linux Mint e Fedora. Isso vai desmistificar a ideia de que o Linux é um sistema difícil de ser usado.

Há ainda muitas informações a respeito deste. Algumas são verdadeiras, e outras são mitos, mas usados ​​como forma de se divulgar positiva ou negativamente. Neste texto, você vai conferir algumas dessas informações ligadas ao sistema operacional do pinguim. Confira!

O Linux só pode ser usado na linha de comando

MITO! 
A linha de comando é apenas mais prática que a interface gráfica para a realização de algumas tarefas – como por exemplo atualizar o sistema ou fazer a instalação de um aplicativo.

Algumas situações são resolvidas com maior facilidade pela linha de comando. Decorar e descobrir o jeito de apagar um aplicativo não é considerado uma tarefa simples. Dependendo de como é usado o sistema, decidir pela linha de comando pode se tornar uma tarefa muito difícil de acontecer.

Linux não tem o Photoshop!

VERDADE! 
Para quem precisa manipular imagens pesadas, e as usa pelo Photoshop, fazer a migração de Windows, ou Mac para o Linux não é recomendável.

Neste sistema operacional, o melhor editor de imagens é o GIMP. Mas, há a ressalva: ele não tem todos os recursos presentes no Photoshop, e não funciona como uma alternativa exatamente igual ao programa. A quantidade de ferramentas utilizadas pelo editor para Linux é bem menor que ao software da Adobe.

Computadores com Linux não pegam vírus

MITO! 
O sistema operacional Linux também pode ser atingido por vírus, mas são casos mais incomuns. A estrutura de arquivos ligada ao sistema é menos apropriada para um vírus se propagar. É muito mais difícil que um vírus infecte um dispositivo Linux, assim como danifica-lo por completo.

Vale verificar que todo sistema pode conter alguma falha e problemas de segurança. Por isso é importante prestar atenção na hora de instalar o Linux. Um erro de instalação pode deixar seu PC exposto a ação de vírus.

Linux é um sistema com poucos jogos

VERDADE! 
Alguns jogos independentes possuem suas versões para o Linux. Existe uma plataforma que é focada para jogos desenvolvidos para este sistema operacional, a Desura. O Steam também passou a ter sua versão oficial no Ubuntu.

Mesmo assim, há uma maior limitação para os jogos com versões para o sistema do pinguim. Um exemplo é para os jogos das franquias GTA, FIFA e Pro Evolution Soccer, que não possui distribuição para o Linux. Ou seja, se você tem o interesse de jogar em seu computador, o uso deste sistema operacional irá limitar você.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Criado com