Monitoramento de redes com Zabbix: o que é e como funciona?

Jul 29 / Paulo Oliveira
O monitoramento de redes com Zabbix é uma tarefa fácil desde que você tenha noções sobre o que é e como funciona este software tão popular entre os gestores de redes.

Com o Zabbix, você tem acesso aos principais recursos de monitoramento de redes do seu projeto e conta com muitas vantagens em relação aos softwares pagos, como o custo zero, a integração com todo tipo de projeto, a otmização de alta performace e mais.

No entanto, por mais que o Zabbix seja uma opção frequentemente cotada por gestores, ainda há dúvidas que permeiam este software.

Com isso em mente, hoje a Escola Linux preparou este artigo e reuniu tudo o que você precisa saber sobre como funciona o monitoramento de redes com Zabbix.    

O que é software de redes Zabbix?

O Zabbix é um software de monitoramento de redes de código aberto que permite não apenas verificar informações dos dados de rede em tempo real como realizar integrações a partir de uma interface gráfica bastante amigável e intuitiva.
Na prática, o monitoramento com Zabbix facilita o acompanhamento de diversas áreas da rede e pode ser facilmente adequado à realidade de pequenas, médias e grandes empresas. Em poucos cliques, você encontra informações de servidores físicos, híbridos ou na nuvem, de máquinas virtualizadas e outros serviços de computação em nuvem.
Outra característica que torna o monitoramento de redes com Zabbix tão comum no mundo corporativo é a sua gratuitidade. Por ser open source, todo gestor de rede consegue baixá-lo sem nenhum custo adicional.
Deste modo, todo negócio tem acesso às métricas mais úteis para a gestão eficiente das redes do projeto.
Entre outros recursos, o Zabbix também permite a integração com outros programas. Assim, o administrador da rede encontra informações de acesso dos usuários, consumo de espaço em disco, carga da CPU, entre outras informações igualmente úteis.

Como funciona o monitoramento de redes com Zabbix?

O monitoramento de redes com Zabbix é bastante fácil e funciona a partir do protocolo SNMP e através do agente Zabbix. Em todos os casos, esses protocolos servem para capturar e mostrar as informações em tempo real ao gestor da rede em acompanhamento.
No caso do Windows Server, por exemplo, o acompanhamento é feito através da instalação do agente Zabbix porque nem todo programa ou hardware conta com o protocolo SNMP instalado e em operação.
Ainda na interface gráfica do Zabbix, você pode simplesmente clicar em um componente e encontrar o overview completo dos recursos em acompanhamento.
Um firewall pode ser consultado em um clique e a partir disso você encontra todas as portas e, claro, sabe se elas estão habilitadas ou não.
Indo além disso, ao selecionar um recurso integrado ao monitoramento de redes com Zabbix, você pode definir notificações personalizadas, isto é, alertas enviados através do email caso algum evento importante venha a acontecer.
Esses alertas personalizados são definidos pelo próprio gestor de redes e para isso basta selecionar a porta ou recurso, como o firewall, e definir alertas a serem enviados de acordo com o evento.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Created with