Multiplexador de terminal, o que é?

Oct 11 / Paulo Oliveira
Se você é dev e está na área de programação e gestão de redes utilizando alguma das distros Linux, certamente já fala do multiplexador de terminal.

A ideia de programas multiplexadores é facilitar a gestão de abas e programas abertos, ou seja, fazer com que vários canais saiam em uma mesma saída.

Os multiplexadores conhecidos na eletrônica, mas têm se consagrado na gestão de redes para tornar todo o trabalho mais fácil e propor uma nova forma de gerenciar diferentes etapas do projeto em teclas.

A seguir, a Linux Solutions explica o que é um multiplexador de terminal e apresenta um alternativa de multiplexador principal para Linux.

O que é um multiplexador de terminal?

O multiplexador de terminal é um programa que permite chavear diferentes programas em um mesmo terminal, permitindo que você faça o controle com poucos cliques ou atalhos do teclado.

Na prática, mesmo ao desconectar de um terminal, o multiplexador faz com que ele siga ativo em segundo plano. Isso permite que você retorne de onde parou mesmo depois de utilizar um outro terminal.

Essa ideia de multiplexador ficou bem famosa na eletrônica. Nesta área, as transmissões de energia enviam mais energia e distribuem para diferentes canais.

Deste modo, ao alterar de passar fios entre canais, há um único emissor responsável por garantir a energia de terminais. Na área digital, o funcionamento do multiplexador de terminal é bem semelhante.

Os muitos processamentos são concentrados em um único fluxo e passam a ser enviados para terminais.

Na área do dev, ele obtém e selecionar os programas em questão de segundos. Em alguns casos, basta apenas apertar como teclas de atalho correspondentes à tarefa.

No entanto, é importante destacar que o envio de transmissão pode ser tão alto a ponto de ser necessário a combinação de um demultiplexador.

Como o próprio nome necessário, o demultiplexador pega uma linha de sobrecarregada e faz com ela fique mais leve. O uso acontece mais quando centenas de projetos estão disponíveis ao mesmo IP, podendo causar instabilidades.

Melhor multiplexador de terminal para Linux

Embora haja alternativas, o melhor e mais popular multiplexador de terminal para Linux é o t mux.

O programa gratuito tem sido responsável por otimizar todo o trabalho de devs veteranos e novatos, permitindo que todo trabalho possa ser iniciado, pausado e concluído em qualquer máquina.

O aplicativo conta com diferentes comandos e permite que você utilize as teclas de atalho para fazer toda a gestão dos projetos e programas em questão de instantes.

Você pode instalar a versão mais recente do tmux
( tmux 3.2a ) e instalá-lo para instalar todas as facilidades do programa. A instalação varia de distro, então você precisa seguir o tutorial do tmux








para implementá-lo corretamente.
Created with