O que é o Jboss? E por que eu deveria usá-lo?

Jun 29 / Paulo Oliveira
Atualmente conhecido como WildFly, o Jboss está entre os principais aliados nos desenvolvedores e programadores que contam com centenas de soluções em Linux.

Em geral, o servidor possui vantagens bem relevantes e, embora utilize de uma aplicação em Java que já não tem tanta popularidade, continua oferecendo benefícios bem relevantes aos gestores de TI.

Justamente por isso, muitos estudantes e até mesmo profissionais experientes em TI têm se voltado à programação em Java.

Para explicar e mostrar as razões para escolher o atual WildFly, nós da Escola Linux decidimos preparar este conteúdo e tirar todas as dúvidas sobre Jboss.

O que é Jboss / Wildfly?

O Jboss/Wildfly é um servidor de aplicações baseado em Java muito utilizado no mundo inteiro, principalmente no Brasil.

Por conta da sua linguagem mais acessível aos profissionais de TI, o servidor tem excelente relação entre custo e benefício, entregando centenas de vantagens relevantes às empresas que optam por ele.

Entre todos os pontos positivos, o Jboss/Wildfly se destaca por conta das aplicações personalizáveis. Isto é, um especialista em Java consegue configurar o servidor para que comporte a real necessidade do negócio.

Portanto, ao contrário de outros servidores, o servidor realmente se aplica a partir dos processos internos, e não necessariamente os processos precisam ser adaptados a ele.

Todo servidor deve conter aplicações relevantes em termos como conexão ao banco de dados, etapas de autenticação e gerenciamento de recursos. No caso do Jboss, tudo pode ser aperfeiçoado e tornar toda a experiência com ele a melhor possível.

Vale destacar também que o padrão de linguagem em Java facilita o desenvolvimento em diferentes APIs, podendo padronizar e distribuí-lo com base nos processos digitais já organizados.

Desta forma, as mudanças no fluxo de trabalho costumam ser mínimas.

Por fim, vale destacar também que o servidor Jboss ainda tem uma rica comunidade no Brasil. Por ser open source, os entusiastas do servidor compartilham muitas dicas e recursos relevantes às empresas e gestores outsourcing de TI.

Por que usar o Jboss / Wildfly?

O Jboss/Wildfly possui muitas vantagens próprias, sendo assim os gestores podem optar por este servidor a partir de dezenas de razões.

Entre algumas razões, a Escola Linux decidiu pontuar as principais. Você vê as principais razões mais abaixo:

  • Código aberto : o Jboss / Wildfly possui código aberto e reduz consideravelmente o investimento em TI da sua empresa;
  • Comunidade engajada : o servidor tem uma comunidade muito forte e engajada no Brasil, dando suporte para gestores de TI novatos ou veteranos;
  • Implementação otimizada : o Jboss pode ser personalizado e oferecer um gerenciamento igual, tornando todos os processos e aplicações ainda mais ágeis;
  • Infraestrutura receptiva : uma vez instalado, o servidor íntegra todo o fluxo de trabalho do seu negócio e evita gambiarras nas linhas de código;
  • Monitoramento fácil : o monitoramento do Jboss é bem fácil e acontece dentro de uma plataforma própria. Com este acesso, você monitora os acessos de seus colaboradores e vê os indicadores de performance do servidor;
  • Fácil integração : fácil integração com diretórios de rede, sistemas de identidade e mesmo biometria.


Se você quer saber mais sobre o servidor, não deixe de conferir o curso de administração online do Jboss / Wildfly!
Created with