O que é o MongoDB e como utilizá-lo?

Aug 1 / Paulo Oliveira
O MongoDB é um banco de dados bastante popular e muito requisitado na programação e projetos de redes. Muitas vezes, o seu domínio está entre os principais requisitos para futuros programadores.

Felizmente, utilizá-lo e dominá-lo não chega a ser difícil. Pelo contrário, basta entender os conceitos que guiam este banco de dados e entender os tantos recursos disponíveis neste formato de armazenamento de dados.

Na prática, um usuário interessado em dominar e se tornar um especialista neste banco de dados pode fazer cursos e procurar especializações para enfim se tornar um especialista.

Mesmo assim, você pode dar os primeiros passos no MongoDB em questão de instantes. Hoje, a Escola Linux apresenta este artigo, onde você aprende o que é e como utilizar este banco de dados!

O que é MongoDB?

O MongoDB é um banco de dados NoSQL open source e conhecido por unir integração com diferentes ferramentas de desenvolvimento e alta performance para armazenamento de dados. Hoje, ele está entre as principais alternativas para armazenar dados não sequenciais.

Entre as suas principais características, o banco de dados se destaca por sua fácil escalabilidade, isto é, em projetos menores ou até mesmo mais ambiciosos, o Mongo oferece um desempenho acima da média.

Neste formato de estruturação de dados, você não fica limitado às linhas e colunas dos bancos de dados SQL, e cria documentos no formato JSON, sigla de JavaScript Object Notation.

Isso significa que o Mongo não possui nenhuma limitação de aplicação. Pelo contrário, o armazenamento pode ser personalizado de acordo com a evolução da aplicação. Assim, é possível aproveitar ao máximo as funções do MongoDB e ganhar em termos de escalabilidade em comparação com outros bancos de dados, especialmente os SQL.

Isso segue o propósito deste banco de dados. Surgido em 2009, o objetivo do Mongo é oferecer desempenho, disponibilidade e escalabilidade para diferentes tipos de projetos. Não à toa, hoje este banco de dados está presente em arquiteturas mais modestas e grandes projetos com diferentes centros de armazenamento e distribuição de dados!

Como utilizar o banco de dados Mongo

O banco de dados MongoDB é bastante fácil e você pode dar os primeiros passos para utilizá-lo em poucos minutos. Para isso, você precisa apenas de alguns passos para baixá-lo e instalá-lo na sua máquina.

Antes de mais nada, você deve ir ao site oficial do Mongo e em seguida clicar em “teste grátis”. Na sequência, basta seguir as recomendações do próprio site para baixar o banco de dados sem nenhum tipo de custo.

Vale destacar que a opção gratuita garante em 512mb a 5gb de armazenamento, upgrade gratuito e não necessita de nenhum tipo de pagamento.

Sendo assim, este plano é ideal para novos desenvolvedores se familiarizarem com o banco de dados e darem os primeiros passos.Ao fim de todos os passos, o Shell do MongoDB fica disponível para os usuários, que podem testar diferentes aplicações e até mesmo recorrer aos guias de primeiros passos que estão disponíveis no site oficial do Mongo.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Created with