O que é POSIX? Entenda o básico

Oct 13 / Paulo Oliveira
Você pode não saber o que significa POSIX , mas se você já trabalha com Linux, de certo modo já sabe que se trata.

Esse termo faz parte da história do Linux e é responsável por muitas distros disponíveis hoje na web, tendo opções em empresas, desktops, gestão de redes, entre outras tantas possibilidades.

Para explicar melhor e apresentar em definitivo o que é POSIX , o Linux Solutions preparou este conteúdo e atendeu a todo o material necessário para você aprender ainda mais sobre o Linux!

O que é o POSIX?

POSIX significa Portable Operating System Interface (ou Interface de Sistema Operacional Portátil em tradução livre). O termo faz referência ao primeiro kernel do Linux, o UNIX, responsável por manter uma compatibilidade entre todas as distros e até mesmo sistemas operacionais.

Ou seja, o POSIX fez parte do UNIX e criou um padrão dentro de certos sistemas operacionais. Entre os sistemas que nasceram a partir do UNIX estão:

  • Linux
  • FreeBSD
  • Solaris
  • Mac OS
  • HP-UX


Não existem alguns mecanismos à estrutura, ao que você acessa alguns sistemas, a semelhanças e outros traços. Tudo isso por causa da estrutura POSIX apresenta no UNIX.

Seja operacional e seja sistemas com os outros, é possível fazer o sistema POSIX e isso independente do sistema.

Portanto, qualquer máquina que possa seguir os requisitos abaixo têm compatibilidade entre si

  • Variáveis ​​que devem existir, como $PATH, $SHELL, entre outros;
  • Dispositivos no /dev /dev/null, entre outros;
  • Diretórios padrão FHS;
  • Utilitários cat, find, entre outros.


Na prática, esses requisitos fazem com que um comando cat funcione no MacOS ou no Solaris por conta da utilização do POSIX.

O que torna o POSIX tão útil aos desenvolvedores?

O POSIX destaca os olhos dos desenvolvedores por garantir uma alternativa de comunicação universal, ou seja, criar uma ferramenta que funcione em todos os sistemas operacionais relacionados ao projeto.

Imagine, por exemplo, que para realizar determinado projeto, você precisa alterar todas as máquinas de uma empresa para Linux. Isso pode levar semanas e certamente causará pequenos problemas por dos usuários.

Todo o sistema operacional, ferramentas sob medidas de utilização universal permite que todo o desenvolvimento do sistema, fique operacional, seja apenas para o MacOS ou FreeBS.

Inclusive, atualmente muitas automatizações partem do POSIX e permite que uma cadeia de máquinas ativas seja executada determinada dentro de uma tarefa produtiva.

Por que o POSIX importa?

O POSIX pode ser considerado como uma das principais e melhores alternativas entre os programadores veteranos por disponibilizar uma integração de ferramentas, independente do sistema operacional.

Indo além das integrações entre sistemas mistos, essa interface faz com que toda tecnologia seja acessível e não fique limitada por conflitos de empresas.

Assim, pequenas empresas e grandes empresas são capazes de realizar grandes implementações e não ficam reféns de sistemas operacionais.
Created with