O que são arquivos JSON? Saiba tudo o que você precisa

Feb 2 / Paulo Oliveira
Os arquivos JSON são bem comuns na internet, mas ainda assim têm dúvidas sobre o porquê deste formato ser tão utilizado ao invés do XML tradicional.

Este formato de arquivos de conteúdo é legível na internet XML e torna-se em relação a um desempenho melhor, permitido ao destaque da ágeis e se torna e não em relação ao processo de otimização do site.

Para explicar e como principais ideias sobre os arquivos JSON , a Linux preparou este artigo e escola tudo o que você precisa saber. Então, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!

O que são arquivos JSON?

Os arquivos JSON ((JavaScript Object Notation) são estruturas que são organizadas como informações de um site e permitem a transferência entre o servidor e o usuário.

Na prática, o formato JSON é a principal alternativa para quem busca otimizar a linguagem XML (Extensive Markup Language). As funções de ambos são semelhantes, porém ao fazer uma comparação direta, note-se que o JSON se destaca por ser mais leve.

trabalhar, os desenvolvedores recorrem ao JSON ao páginas da internet que criam e atualizam, como portais de notícias, páginas de vídeo, entre outros tantos exemplos.

Isso porque a programação com AJAX (Asynchronous JavaScript and XML) possibilita o carregamento em tempo real sem que o usuário tenha a necessidade de recarregar a página que navega.

Outra possibilidade seria trabalhar com o XML/RSS, mas à medida que aumenta a otimização dos sites em busca das melhores opções nos de buscas cresce, o uso de arquivos JSON .

Arquivos JSON ou XML: qual o melhor?

Entre os arquivos usados JSON ou XML, opte pelo JSON. Embora o XML insista em apresentar seu uso de sites e projetos já é uma realidade e poucos projetos utilizados em sua formatação e projetos de arquivos.

A razão está na quantidade de linhas semelhantes para realizar comandos básicos. Em uma comparação direta com o JSON, toda a estrutura fica muito mais fácil.

Na prática, na prática, o XML torna-se muito dependente dos comandos e continuamente provocante na prática, o XML, por estruturas projetadas com JavaScript.

A conversão de objetos costuma renderizar XML para arquivos de informações de códigos JavaScript. Em muitos casos, requer até mesmo a personalização das linhas para ficar compatível com o objeto em questão.

Já no dos arquivos JSON , a conversão para um JavaScript objeto pode limitar uma simples linha de comando e nada mais.

Importância do JSON

Os arquivos JSON conteúdo são buscados em todo o projeto que pretendem estar nos mecanismos de otimização local para otimizar o carregamento do seu. Portanto, dominá-lo e implementá-lo pode fazer toda a diferença.

Além de ser mais leve em comparação ao XML, ele ainda permite uma atualização em tempo real e a solução de erros por conta de domínios cruzados.

Sendo indispensável para diferentes tipos de projetos, o JSON deve ser um dos principais formatos de arquivos nos próximos anos!

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Criado com