Por que usar softwares livres gráficos?

Sep 6 / Paulo Oliveira
Caso seja um designer, talvez você tenha se perguntado por que pagar por um programa sendo que há softwares livres de design ? Em uma comparação direta com os programas mais usados, como o pacote Adobe e o CorelDraw, a decisão pode ser favorável à mudança.

Em geral, os programas de design gratuitos não deixam nada a desejar, embora haja um pouco de limitação nos recursos. A principal e certamente mais relevante diferença está na falta do armazenamento em nuvem, mas ainda assim você encontra outras características extras.

Hoje a Escola Linux fala sobre os softwares livres de design e apresenta motivos para você adotá-los no seu dia a dia.

O que são softwares livres de design?

Os softwares livres de design são ferramentas e programas gratuitos que permitem criar vetores e tratar imagens em um alto grau de personalização, assim como os programas do pacote Adobe.

Em geral, esses programas são livres para uso e contam com código aberto. Justamente por isso, a comunidade trabalha em atualizações e novos recursos com propósito de melhorar ainda mais a experiência dos usuários.

No entanto, novas funções são implementadas de maneira mais devagar devido à falta de orçamento.

Por depender unicamente de anúncios afiliados e doações, os softwares livres de design demoram mais ao implementar novos recursos.

Em contrapartida, os softwares pagos contam com atualizações regulares e apresentam ferramentas inéditas que atiçam observar em comprar pelo direito de uso.

Sendo assim, profissionais veteranos e especialistas em design optam por pagar a mais pela facilidade extra.

Porém, caso você esteja nos anos iniciais ou procura suas primeiras peças gráficas, mais abaixo você encontra motivos para escolher por softwares livres de design .

4 motivos para escolher por softwares livres de design

Os softwares livres de design são excelentes aliados a quem deseja começar na área de design, afinal eles permitem realizar o básico e o intermediário sem que seja necessário investir ao longo de cada novo mês.

Para mostrar como esses softwares livres são excelentes, uma Escola Linux separou 4 motivos para escolher programas de design gráfico gratuitos.

1. Uso grátis

O grande diferencial do uso de programas gráficos está no uso comercial sem nenhuma forma de pagamento. Ou seja, o software é 100% gratuito desde o primeiro dia.

Em uma comparação direta, o preço sempre tem um peso muito importante. Neste quesito, os programas gratuitos possuem um aspecto único.

2. Atualizações e correções recorrentes

Ao contrário dos principais e mais conhecidos programas, os programas de código aberto contam com atualizações e correções recorrentes. Na prática, isso significa que novos recursos e melhorias surgem sempre que estão prontos.

Do outro lado, como alternativas, pagas de segurança, melhorias, correções e atualizações até uma data comercial importante.

3. Compatibilidade com formatos diferentes

Os programas de código aberto sabem que são minoria e justamente por isso trabalham para que haja compatibilidade com arquivos diferentes.

Não à toa, o Inkscape, um dos principais softwares livres de design , conta com compatibilidade com arquivos em PSD (Photoshop), CDR (CorelDraw) e AI (Illustrator). E do mesmo modo, ele altera e consegue exportar em formatos diferentes.

4. Carregamento rápido

Programas como Inkscape e GIMP têm a participação de uma comunidade engajada que faz melhorias diárias nas muitas funções de cada um. Deste modo, eles alcançam um desempenho sem igual.

Em uma comparação direta com os softwares pagos, eles são mais rápidos e não contam com bugs de desempenho, como o gargalo da memória RAM, que prejudica o desempenho de todo o desktop.
Created with