Quais os benefícios de fazer parte de uma comunidade Linux?

Jun 28 / Paulo Oliveira
Caso esteja iniciando nas pesquisas sobre Linux já deve ter se deparado com a definição de que ele é um sistema operacional de código aberto e gratuito, e sim ele é isso mesmo, mas é importante saber que o Linux é muito mais que isso.

Em uma definição mais detalhada, Linux se trata de uma tecnologia, apenas um componente de um sistema operacional chamado Kernel, que atualmente conta com ferramentas que vão muito além, fazendo com que seja uma tecnologia que pode ser usada para diversas finalidades, desde celulares até carros. 

Para falar melhor sobre como essa tecnologia funciona, nós da Escola Linux elaboramos este artigo e explicamos sobre a comunidade Linux que trabalha de maneira constante para mantê-lo como uma opção segura para os usuários. 

Como funciona uma comunidade Linux?

A comunidade Linux é o meio pelo qual acontecem as correção de problemas e as atualizações do software que são feitas de forma colaborativa, ou seja, cada membro da comunidade contribui com o programa.

Por ser um sistema open source, ele não tem um dono propriamente dito, por isso as comunidades são importantes, porque através delas existe a manutenção e evolução desse sistema.

Outra grande característica da comunidade Linux é o aprendizado sobre o assunto que acontece de forma democrática e cooperativa. Cada membro é uma parte fundamental dos resultados finais e podem contribuir de acordo com a sua especialidade. 

É importante frisar que o que você recebe da comunidade depende da sua contribuição e envolvimento. 

Não é difícil se tornar um membro e existem diversas formas de contribuir com a comunidade Linux, além de trabalhar nas atualizações e correções do sistema, você pode produzir artigos, traduzir textos, divulgar informações e esclarecer dúvidas em fóruns.

Benefícios de uma comunidade Linux

Além de todo o suporte que a comunidade Linux oferece, o acesso aos diversos materiais sobre o assunto, e claro, os usuários que fazem como comunidades são tão importantes, existem outros benefícios de se fazer parte de uma.

Veja a seguir os principais benefícios que formam a essência dessa comunidade. 

Tira dúvidas com especialistas

Na comunidade existem diversos tipos de membros, desde pessoas que estão iniciando no Linux até profissionais veteranos que lidam com as soluções Linux há muito tempo.

Assim, ao surgir uma dúvida, você pode ser ajudado por alguém que tenha experiência e domine o assunto.

Aprendizado prático

Quando se trata de tecnologia e programação, uma das melhores formas para fixar o aprendizado é praticando.

Com a comunidade, caso apareça alguma dúvida, você encontra facilmente a solução explicada passo a passo em fóruns de discussão.

Criar um networking

Na comunidade Linux você tem acesso a vários tipos de profissionais e especialistas no assunto, então, criar um networking não é algo difícil, principalmente com os membros mais solícitos que estão sempre dispostos a auxiliar quem precisa.

Melhor comunidade Linux

Existem diversas comunidades Linux e como dito anteriormente é fácil fazer parte, basta se cadastrar e começar o aprendizado.

Uma delas é a Escola Linux , um dos maiores portais do Brasil, onde você encontra uma enorme gama de informações, cursos, artigos e acesso a ótimos profissionais que te auxiliaram no conhecimento dessa tecnologia cheia de benefícios e vantagens.
Created with