Qual software de virtualização devo escolher?

Jun 28 / Paulo Oliveira
O software de virtualização é utilizado para que um computador tenha a capacidade de executar diversos sistemas operacionais. Desta forma, é como se você tivesse dois ou mais computadores, com sistemas operacionais diferentes em apenas uma máquina física.

A virtualização não é uma novidade em 2021, mas sem dúvidas é a direção que muitas empresas estão tomando, pois ela traz alguns benefícios.

Como a economia com equipamentos, mais segurança contra invasões e, claro, resultados mais eficientes em determinadas tarefas realizadas no computador.

Para explicar mais sobre o assunto, nós da Escola Linux preparamos este artigo com o intuito de mostrar como um software de virtualização funciona e suas vantagens. 

O que faz um software de virtualização

Um software de virtualização permite usar um computador para criar máquinas virtuais dentro dele.

Ou seja, com a aplicação dessa tecnologia é possível usar uma máquina como hóspede e assim gerar outros ambientes com sistemas operacionais distintos, aplicativos específicos e até servidores, sem ter que adquirir mais computadores.

A virtualização permite executar sistemas operacionais completos, fazendo o uso de todas as suas funções ou apenas fazer a simulação de algum sistema, antes de adquirir sua versão completa.

Por exemplo, se você usa um sistema operacional e deseja experimentar o Linux para conhecer as funcionalidades e benefícios, mas tem receio de não se acostumar. Com a virtualização você pode fazer esse teste e experimentar as suas vantagens.

Caso você seja um desenvolvedor de aplicativos ou jogos para celular Android, com o software de virtualização é possível testar o app sem ter que conectar-se a um smartphone.  

Funções do software de virtualização

Também chamado de hypervisor, o software de virtualização além de permitir o acesso de outros sistemas operacionais, ele também garante outras funções.

Como a execução de aplicativos que só rodam em sistemas operacionais antigos. Caso você tenha um programa que não possui atualização e só roda em Windows Vista ou Windows 8, com a virtualização é possível acessá-lo direto no seu computador.

Atualmente, tem sido cada vez mais importante manter o computador protegido de invasores, em razão da quantidade de informações pessoais armazenadas na máquina. 

Devido aos hackers terem pleno conhecimento dos principais navegadores utilizados hoje,  (Chrome, Firefox, Edge e Internet Explorer) é essencial mantê-los protegidos. Sendo assim, com software de virtualização, fica fácil proteger o seu computador de ataques através do navegador.

Outra garantia da virtualização é o acesso a arquivos com vírus sem danificar todo o computador. 

Isso é possível devido à virtualização criar um acesso instantâneo do computador e salvar as informações em uma parte protegida.

Desse modo, você consegue abrir o arquivo com vírus sem afetar o restante do sistema e permite restaurar ou reverter alterações com facilidade.
Created with