Saiba mais sobre o AWS Essentials e tire todas as dúvidas

Dec 1 / Paulo Oliveira
Independente se você é novato ou veterano na área de TI, o AWS Essentials deve ser um tema dominado e comum no seu dia a dia. Isso porque a importância deste serviço não tem precedentes na área.

De acordo com a  Amazon , essa plataforma se tornou a mais adotada e mais presente no mundo, tendo mais de 200 serviços completos de data centers em todos os continentes do mundo.

Para explicar e apresentar as principais informações sobre o AWS Essentials , hoje a Linux Solutions prepara este artigo com o propósito de tirar todas as suas dúvidas. Portanto, leia até o fim!

O que é AWS Essentials?

A AWS Essentials significa Amazon Web Services e pode ser especializado como os serviços mais essenciais oferecidos pela gigante tecnológica da Amazônia.

Atualmente, a AWS está presente em representantes de empresas, órgãos governamentais e startups com orçamentos milionários. Essa alta procura pelos serviços essenciais da Amazon é o resultado da economia de base em nuvem da empresa.

Além da maior agilidade e do tempo de resposta imperceptível, a nuvem da Amazon conta com evoluções contínuas, isto é, a AWS Essentials costuma ser pioneira nas soluções digitais.

Fora isso, vale destacar que os serviços da AWS não se limitam às grandes empresas.Pelo contrário, muitas pequenas e médias empresas recorrem à gigante de Jeff Bezos para aumentar o posicionamento digital.

Por que um AWS Essentials é importante para técnicos de TI

Ao passar os dias, um AWS Essentials fica cada vez mais presente em pequenas, médias e grandes empresas.

Com isso em mente, é inevitável que os técnicos e até profissionais veteranos conheçam e dominem os serviços essenciais da Amazon Web.

Uma vez que você ignore a presença e os recursos oferecidos pela Amazon, há grandes chances de mercado de trabalho ir atrás de outros profissionais. Deste modo, a mudança e o conhecimento da plataforma são inevitáveis.

Felizmente, muitos termos soam comuns para os profissionais de TI. Justamente por isso, uma única grande necessidade é conhecer e se aprofundar em relação à ferramenta da Amazon.

Quais são os AWS Essentials?

A AWS Essentials oferece todos os principais serviços para base em nuvem, porém, especialmente entre os essenciais presentes:

  • Amazon S3 : o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) é um serviço de armazenamento que foca na disponibilidade, performance, proteção e escalabilidade para implementação. Este último, inclusive, tornou este um dos serviços mais populares da AWS;
  • Amazon EC2 : outro serviço popular, o Amazon EC2 se destaca por garantir um banco de dados de alto desempenho e com escala para grandes corporações;
  • RDS : o Amazon Relational Database Service (RDS) foca na nuvem aplicada na automação de tarefas de grandes empresas;
  • Amazon Virtual Private Cloud: o VPC foca sem controle definitivo de ambientes virtuais, garantindo todas as possibilidades aos gestores de rede;
  • Amazon Aurora : entre os principais AWS Essentials, o Aurora se destaca pela alta performance e por todas as vantagens de um banco de dados comercial em um banco de código aberto;
  • Lambda : o Amazon Lambda é um serviço que permite a execução de códigos sem a necessidade de gerenciar servidores ou provisionar;
  • DynamoDB : o DynamoDB é o serviço mais relevante por oferecer desempenho definitivo para grandes empresas. Na prática, ele processa até 10 trilhões de solicitações por dia sem prejudicar a performance.

Onde aprender AWS para DevOPS?

A Escola Linux conta com um curso de curta duração que mostra o AWS na prática, instruindo profissionais, gestores de TI e até mesmo toda a infraestrutura da empresa para comportar as soluções disponíveis pelos serviços da Amazon Web.

Clique aqui e conheça o curso de AWS para devOPS!

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Criado com