Saiba o que é open source e veja os principais exemplos

Dec 3 / Paulo Oliveira
O open source é uma forma de produzir soluções digitais realmente e útil para todas as pessoas, seja profissional da área da programação, empresas e até mesmo pessoas comuns que desconhecem este conceito.

Mais importante do que saber o que significa o código aberto, você precisa entender o porquê deste tipo de escolha impacta positivamente a vida de tantas pessoas.

E para entender, você deve levar em consideração outros conceitos, como o código fechado , formato antagônico aos softwares populares livres.

Para explicar o que é open source e a razão dele ser tão importante, a Escola Linux criou este artigo e destrinchou os principais conceitos científicos softwares.

O que é código aberto ?

O open source Significa código Aberto é Isso indica that TODO desenvolvedor PODE ter Acesso Às Linhas de código Originais e com ISSO Fazer alterações OU entende Melhor Como funciona Determinado software, plataforma etc.

Na Prática, um código Aberto implica em ceder algo de Modo grátis e sem necessariamente buscar um lucro através da venda do programa.

Estar, os programas gratuitos ganham por meio de doações e anúncios que não chegam a prejudicar a experiência do usuário. Ainda assim, vale destacar que esses programas, embora gratuitos, não deixam em nada a desejar numa comparação direta com os concorrentes pagos.

Por exemplo, o Figma é um editor de imagem livre e possui o código aberto para que outros usuários alterem e implementem novos recursos. Mesmo gratuito, ele briga com outros programas de edição de imagem, como o Photoshop e o CorelDraw.

Qual a importância do código aberto

O código aberto é importante para garantir um ambiente digital mais democratizado e, acima de tudo, garantir que nenhuma pessoa ou corporação fique responsável por algum tipo de conhecimento específico.

O Google, por exemplo, está entre as maiores empresas de tecnologia do mundo e ainda assim conta com o código fonte de muitos serviços liberados para o público. De acordo com a própria empresa, isso encoraja que os desenvolvedores criem novas tecnologias para solucionarem problemas reais.

Outro exemplo da importância do open source é uma facilidade em relação ao acesso digital.

Por mais que a tecnologia está presente no dia a dia, a produção de novas soluções ainda não está democratizada. Pelo contrário, apenas os Estados Unidos contam com as principais corporações tecnológicas do mundo.

Essa produção desbalanceada faz com que muitos profissionais fiquem reféns das tecnologias e com isso deixe de criar soluções mais úteis.


Principais exemplos de código aberto

Além do Google, outras tecnologias também adotam o conceito de código aberto e liberam o código de fonte para os desenvolvedores.

Entre alguns exemplos, vale destacar:

  • Linux: o Linux está entre os principais sistemas operacionais do mundo e é responsável pela popularização do conceito de código aberto;
  • Android: o kernel do Android tem sua fonte de código disponível para que as produtoras de smartphones, como Samsung, Lenovo e Huawei, personalizem os dispositivos;
  • Firefox: um dos principais navegadores do mundo, o Mozilla Firefox também adere ao código aberto.
Created with