Vantagens do Proxmox: por que utilizar este software?

Aug 1 / Paulo Oliveira
As vantagens do Proxmox ganham cada vez mais importância, especialmente por conta da crescente necessidade de virtualizar máquinas e garantir o avanço de diferentes aplicações.

Hoje, Proxmox é referência quando tratamos da virtualização de ambientes. A razão dessa popularidade pode ser entendida por conta dos seus muitos benefícios, muitas vezes atrelados às vantagens exclusivas das licenças open source.

Em comparação com outros softwares que também realizam a virtualização de ambientes, o Proxmox permite a personalização para diferentes tipos de aplicação, não gera custos à empresa e possui downtime quase irrelevante durante as operações.

Para detalhar e explicar melhor as vantagens do Proxmox, a Escola Linux preparou este artigo e reúne tudo o que você precisa saber! 

O que é Proxmox?

Também conhecido pela sigla PVE ou como Proxmox Virtualization Environment, o Proxmox VE é um ambiente dedicado à virtualização de diferentes tipos de aplicações baseado no Linux Debian Wheezy, distro conhecido por unificar recursos e garantir a gestão facilitada de pacotes.

Hoje, o Proxmox se destaca por proporcionar um ambiente intuitivo e objetivo tendo em mente a gestão de máquinas virtuais. Na prática, basta poucos cliques para acompanhar, personalizar e dar instruções aos dispositivos conectados.

Isso tudo é possível graças à tecnologia KVM, interface web que não depende do shell para determinar os tantos recursos disponíveis. Fora essa característica, o KVM também permite criar e gerenciar containers juntamente do OpenVZ, do LXC, do XEN e outros tantos softwares de gestão de pacotes.

Vantagens do Proxmox

As vantagens do Proxmox estão relacionadas com todos os fatores diretos e indiretos da virtualização de ambientes. Sendo assim, os aspectos relacionados à segurança, flexibilidade, gestão, entre outros fatores, contam com pontos positivos.

Para entender melhor, veja abaixo os principais benefícios do Proxmox!

1. Segurança

Com o Proxmox, você aumenta a segurança ao destinar uma máquina virtual para os recursos do seu projeto, como web server, acesso ao e-mail, banco de dados, entre outros exemplos.

A partir disso, você isola os processos em operação e evita que um único problema impacte os tantos processos em andamento.

2. Flexibilidade

Entre as vantagens do Proxmox, vale destacar a sua flexibilidade. O root pode tomar as decisões que bem entender em relação aos ambientes virtualizados ativos.

Na prática, ele aloca recursos de acordo com a necessidade de processamento ou armazenamento. Tudo isso sem a necessidade de reiniciar a máquina após realizar as mudanças necessárias.

3. Facilita a gestão

Outro benefício de usar o Proxmox é a centralização de recursos. Ou seja, você concentra diferentes máquinas em um único ambiente para a sua gestão.

Isso reduz a necessidade de manutenção e, mais importante, torna todo o processo de mensuração e controle a ser feito com pouquíssimos cliques na sua máquina enquanto administrador do Proxmox.

4. Migração mais simples

Por fim, uma vantagem do Proxmox é a integração com diferentes servidores. Isso torna todo o processo de migrar muito mais fácil, sendo necessário um simples backup de recursos e a criação de uma imagem na nova máquina.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open sources para seu negócio.
Created with