5 Tecnologias que Transformarão nossas Vidas

Oct 9 / Paulo Oliveira

A velocidade e a escala da mudança liderada pela tecnologia nos últimos 20 anos são impressionantes. Moldamos um mundo onde a informação se move em uma velocidade impressionante a um custo quase zero para os cantos mais distantes da Terra. Isso torna a conexão e a colaboração possíveis em uma escala que antes era considerada ficção científica.


Desenvolvemos tecnologias, como vacinas de mRNA e foguetes espaciais reutilizáveis, que nos permitem enfrentar desafios, desde o combate a coronavírus até a colonização de Marte. Embora essas mudanças sejam verdadeiramente surpreendentes, cinco tecnologias fundamentais têm o potencial de nos impulsionar para um mundo semelhante ao retratado em filmes futuristas.

1. Inteligência Artificial (IA)

Enquanto a internet é a base da distribuição de informações, a IA é a base da aprendizagem. Usando a IA, dispositivos inteligentes têm a capacidade de monitorar, coletar e processar dados relevantes e usar a inteligência adquirida para tomar decisões e fazer descobertas ótimas em velocidades impressionantes, superando em muito as capacidades humanas. Assim como a internet, que em menos de 25 anos se tornou parte integral da maioria das indústrias, desde alimentos até finanças, as capacidades da IA podem permear e transformar todas as indústrias. Carros autônomos baseados em IA já estão em uso e serão cada vez mais familiares para nós.

No entanto, aplicações baseadas em IA completamente diferentes estão no horizonte. Existe, por exemplo, uma ferramenta de IA que analisa expressões faciais e mudanças hormonais e biológicas em estudantes em uma sala de aula para identificar desinteresse e recomendar intervenções. Máquinas baseadas em IA poderiam se juntar à força de trabalho de saúde e desempenhar um papel ativo no diagnóstico e tratamento. O AlphaGo do Google, um programa barato que aprendeu a jogar o complexo jogo "Go" por conta própria, é um testemunho da velocidade com que a IA pode aprender e vencer até mesmo os melhores jogadores do mundo.

2. Realidade Virtual (RV)

Experimentamos o mundo e aprendemos sobre nossa realidade por meio de nossos cinco sentidos, e nossa percepção da realidade pode ser alterada pelas informações transmitidas aos nossos sentidos. A RV cria uma porta de entrada para um mundo onde nossos sentidos podem ser mostrados a uma versão da realidade que não é real, mas percebida. A RV teve e continuará a ter um grande impacto em uma ampla variedade de campos, desde o desenvolvimento de habilidades até cirurgias e jogos. Simuladores de voo são comuns hoje em dia e oferecem opções de baixo risco (livres de acidentes), econômicas e amigáveis ao clima (sem emissões de carbono provenientes de combustível de aviação) para pilotos adquirirem uma habilidade crítica.

Ao usar a terapia de exposição com realidade virtual (VRET), pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) podem ser colocados em uma recriação de seu evento traumático para ajudá-los a desenvolver mecanismos de enfrentamento. E imagine um cirurgião sendo capaz de operar em uma simulação específica do paciente (tumor complexo em um local de difícil acesso) antes da operação ao vivo, ou crianças em áreas remotas experimentando a grande barreira de coral e aprendendo sobre a importância dos recifes de coral. As possibilidades são infinitas.

3. Tecnologias de Edição de Genes

O CRISPR, um par de tesouras moleculares que pode editar ou alterar precisamente uma sequência de DNA-alvo, tem se mostrado uma promessa. Foi descoberto no sistema imunológico bacteriano, onde corta o DNA de vírus que invadem nosso corpo. Embora ainda esteja em estágios iniciais, o CRISPR oferece a capacidade de combater uma série de doenças genéticas, incluindo câncer, doenças neurodegenerativas e distúrbios sanguíneos. Recentemente, foi usado como ferramenta terapêutica e diagnóstica para o coronavírus. Ele até tem o potencial de criar culturas resistentes a doenças e à seca e produzir biocombustíveis em escala para combater a crise climática. Em última análise, a edição de genes poderia ser a chave para o Santo Graal - finalmente, aproximando-se do cenário de evitar doenças completamente de forma preventiva, antes de seus sintomas iniciarem.

4. Blockchain

O Blockchain é um livro público e distribuído que não é controlado por nenhuma pessoa ou entidade única. Embora a aplicação mais conhecida, mas menos compreendida, que utiliza o blockchain seja a criptomoeda, o blockchain tem o potencial de remodelar desde sistemas políticos (votação) até sistemas econômicos (moedas digitais e contratos inteligentes). Contratos inteligentes (acordos programáticos entre duas partes) construídos no Blockchain tornam mais rápido, menos caro e eficiente para os credores acionar automaticamente ações, como chamadas de margem, liberação de garantias ou travamento de carros (usando IoT) quando um pagamento de carro não é feito a tempo. No contexto político atual, os Blockchains podem garantir que apenas os elegíveis possam votar, que os votos não possam ser manipulados e que a votação possa ser feita com segurança por meio de um smartphone.

5. Nanotecnologia

A nanotecnologia permite a manipulação da matéria em uma escala quase atômica para produzir novas estruturas e materiais. Ela tem o potencial de afetar uma ampla gama de indústrias, desde a área de saúde até a manufatura. Na área da ciência alimentar, nano-sensores em embalagens podem ajudar a detectar contaminações de salmonela. Uma das maiores oportunidades está na área de entrega direcionada de medicamentos e assistência médica. Em um futuro não muito distante, poderíamos tratar o câncer direcionando apenas as células doentes e estimulando o crescimento de células nervosas usando nanofibras para regenerar nervos danificados. Filtros nanoestruturados também podem remover vírus e outras impurezas da água, criando água potável abundante e segura, um desafio insuperável por séculos.

O Potencial dessas Tecnologias

Imagine um mundo onde recém-nascidos são imunes ao câncer e outras doenças crônicas (edição de genes). À medida que crescem no sistema escolar, eles têm acesso ilimitado ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades de qualquer lugar do planeta (RV). Eles possuem dispositivos inteligentes alimentados por IA. Carros autônomos se comunicam entre si e evitam engarrafamentos, transportando-os com segurança, enquanto soluções de saúde em caixa analisam seus corpos através de amostras de saliva diárias. Capacidades de entrega de medicamentos direcionados e nanobots mantêm seus corpos em perfeitas condições, incluindo a remoção de placas arteriais com nanotecnologia. Suas casas possuem infraestrutura de autorreparo. Eles podem votar de qualquer lugar, enviar dinheiro para qualquer pessoa no planeta com um clique e serem pagos automaticamente à medida que seu conteúdo criativo alimentado por tokens não fungíveis é usado, compartilhado e negociado por meio do Blockchain.

Este novo mundo exigirá novas abordagens e mentalidades para evitar que essas tecnologias se desviem. Controles e equilíbrios, na forma de ética e regulamentação, devem ser implementados à medida que essas tecnologias se enraízam. Vamos trabalhar proativamente para integrar seres humanos e tecnologias não apenas para superar desafios, desde doenças até o desenvolvimento, mas também para criar um mundo melhor e mais equitativo.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open source para seu negócio.
Criado com