MikroTik e Wi-Fi 6: a empresa está pronta para a tecnologia?

Paulo Oliveira
O MikroTik é uma empresa fabricante de roteadores de alto desempenho e com a chegada do Wi-Fi 6, muitos gestores de rede têm se perguntado: a MikroTik suporta Wi-Fi 6?

Felizmente, sim, a empresa já está apta para operar e ofertar soluções que consideram o protocolo 802.11ax, responsável por conexões até 40% mais rápidas em comparação à banda de 5 Ghz.

Porém, qual a tecnologia ofertada pela MikroTik suporta o Wi-Fi 6? Além disso, quais são os ganhos e como realizar a gestão deste novo protocolo, que promete acessos e uploads praticamente instantâneos.

Para responder essas e outras perguntas, a Escola Linux, hub de cursos de excelência em Linux e programas open source, preparou este artigo e reuniu tudo o que você precisa saber!

O que é Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 é um certificado emitido pela organização Wi-Fi, responsável por certificações de roteadores e protocolos de conexão de rede. Hoje, o protocolo de conexão 802.11ax está presente nos certificados de conexão do tipo 6 e a sua oficialização remete a 2019.

Com o então protocolo inédito de conexão, os aparelhos com Wi-Fi 6 entregam recursos extras de pareamento, novidades inéditas como o MU-MIMO, reformulações nas modulações e, claro, velocidades mais altas. Na prática, qualquer aparelho com certificado Wi-Fi 6 alcança transferência na casa dos gigas por segundos sem nenhum tipo de dificuldade.

Wi-Fi 6 vs Wi-Fi 5

Em comparação direta com o Wi-Fi 5, o Wi-Fi 6 supera em até 40% em termos de velocidade. Assim, empresas que investem e buscam roteadores e modems mais atualizados ganham segundos a mais durante os processos. Ao fim de cada ano, esses segundos se tornam horas e até dias a mais de produção.

Recursos do Wi-Fi 6

  • Orthogonal Frequency Division Multiple Access (Ofdma): o Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal ou Ofdma na sigla em inglês, aumenta a capacidade geral da rede Wi-Fi e reduz tanto atrasos quanto a contenção das redes;
  • Este diferencial otimiza processos mais sensíveis de automação e gera processos mais eficientes ao trabalhar como VoIP;
  • Multiple-User, Multiple-In, Multiple-Out (MU-MIMO): o MU-MIMO é uma novidade que trabalha com sinais emitidos através de múltiplas antenas e possui sinais de rádio em “feixes”.
  • Esta nova função está presente em modems menos modernos, mas agora se destaca por suportar feixes simultâneos em um único ponto de acesso;
  • 1024-QAM: este novo formato de modulação aumenta as transferências do Wi-Fi 6 em até 25%;
  • BSS: a técnica permite a conexão de diferentes dispositivos em uma única rede Wi-Fi, mas com mais capacidade e menos interferência;
  • Target Wait Time: o TWT é um mecanismo de agendamento de tempo para futuras conexões, permitindo a desconexão em dispositivos IoT que fiquem ociosos.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open source para seu negócio.
Criado com