Você sabe o que é MikroTik ? Hoje, a MikroTik está entre as principais empresas de tecnologia do mundo, estando nas maiores organizações de TI do mundo.
Isso porque a empresa fabrica e oferece modems e roteadores de alto nível, sendo referência quando o assunto é qualidade de conexão. No entanto, o seu principal serviço é o RouterOS, programa baseado em Linux.
Na prática, este programa possibilita que toda plataforma baseada em um sistema 86x bits possa funcionar como um roteador. Não reproduzindo apenas o sinal de rede, mas também tendo recursos valiosos em mãos com a máxima performance.
Para entender o que é MikroTik e a razão da sua popularidade, a Escola Linux preparou este artigo e tudo o que você precisa saber!
A MikroTik é uma empresa que desenvolve roteadores e sistemas de rede sem fio desde 1996 localizada na Letônia.
Originalmente, o esforço da empresa era desenvolver um hardware que não dependesse de fio para estar conectado à internet. Com esse objetivo, a MikroTik passou a criar hardwares específicos, principalmente roteadores e modos de wi-fi.
No entanto, poucos anos, a empresa utilizou hardwares para criar redes depois de experiências. À época, a tecnologia estava entre as mais demandadas pela indústria e empresas que desejam investir em canais digitais.
Assim, a MikroTik deu origem ao RouterOS, sistema de gestão e centralização de redes conhecidas mundialmente e usadas até hoje.
O programa oferece estabilidade, flexibilidade e controle para diferentes aplicações e tratamentos de dados ou roteamento de redes.
A partir de 2002, a MikroTik passou a trabalhar com hardwares próprios, que complementam a experiência do RouterOS. Entre os gadgets extras está o RouterBOARD, aparelho que possui diferentes ferramentas de análise e controle de tráfego via wireless.
Hoje, o mundo está hiperconectado e por isso a gestão de redes passa a ter cada vez mais importância no mundo corporativo.
Neste sentido, a MikroTik se torna uma ferramenta crucial na hora de garantir acessos seguros, controladores e monitorados em tempo real de acordo com a necessidade de sua aplicação.
Por exemplo, o OS é um exemplo operacional baseado em Linux que garante o funcionamento do sistema à frente da gestão de redes. Graças ao sistema, o gerenciador executa Proxy, faz controle de banda, determina a qualidade do serviço, trabalha com VPN, aplica protocolos extras de firewall, entre outras funções.
No caso de firewall, você interliga links e trabalha com protocolos conhecidos pela segurança em relação ao roteamento, como MPLS, RIP, OSPF, BGP, entre outros protocolos igualmente úteis.
Indo além das soluções do RouterOS, vale destacar também o papel do hardware da MikroTik.
Ao contrário de outros dispositivos, os hardwares com selo MikroTik são criados com o propósito de complementar a experiência de quem trabalha com RouterOS. Portanto, o sistema da empresa operacional ao máximo de recursos é preciso dominar os muitos deste importante recurso.