O que é MikroTik: saiba tudo sobre a fabricante de redes

Paulo Oliveira

O que é MikroTik: saiba tudo sobre o fabricante das redes mais conhecidas do mundo

Você sabe o que é MikroTik ? Hoje, a MikroTik está entre as principais empresas de tecnologia do mundo, estando nas maiores organizações de TI do mundo.

Isso porque a empresa fabrica e oferece modems e roteadores de alto nível, sendo referência quando o assunto é qualidade de conexão. No entanto, o seu principal serviço é o RouterOS, programa baseado em Linux.

Na prática, este programa possibilita que toda plataforma baseada em um sistema 86x bits possa funcionar como um roteador. Não reproduzindo apenas o sinal de rede, mas também tendo recursos valiosos em mãos com a máxima performance.

Para entender o que é
MikroTik e a razão da sua popularidade, a Escola Linux preparou este artigo e tudo o que você precisa saber!

O que é MikroTik?

A MikroTik é uma empresa que desenvolve roteadores e sistemas de rede sem fio desde 1996 localizada na Letônia.

Originalmente, o esforço da empresa era desenvolver um hardware que não dependesse de fio para estar conectado à internet. Com esse objetivo, a MikroTik passou a criar hardwares específicos, principalmente roteadores e modos de wi-fi.

No entanto, poucos anos, a empresa utilizou hardwares para criar redes depois de experiências. À 
época, a tecnologia estava entre as mais demandadas pela indústria e empresas que desejam investir em canais digitais.

Assim, a MikroTik deu origem ao RouterOS, sistema de gestão e centralização de redes conhecidas mundialmente e usadas até hoje.

O programa oferece estabilidade, flexibilidade e controle para diferentes aplicações e tratamentos de dados ou roteamento de redes.

A partir de 2002, a MikroTik passou a trabalhar com hardwares próprios, que complementam a experiência do RouterOS. Entre os gadgets extras está o RouterBOARD, aparelho que possui diferentes ferramentas de análise e controle de tráfego via wireless.

Importância da MikroTik para desenvolvedores

Hoje, o mundo está hiperconectado e por isso a gestão de redes passa a ter cada vez mais importância no mundo corporativo.

Neste sentido, a MikroTik se torna uma ferramenta crucial na hora de garantir acessos seguros, controladores e monitorados em tempo real de acordo com a necessidade de sua aplicação.

Por exemplo, o OS é um exemplo operacional baseado em Linux que garante o funcionamento do sistema à frente da gestão de redes. Graças ao sistema, o gerenciador executa Proxy, faz controle de banda, determina a qualidade do serviço, trabalha com VPN, aplica protocolos extras de firewall, entre outras funções.

No caso de firewall, você interliga links e trabalha com protocolos conhecidos pela segurança em relação ao roteamento, como MPLS, RIP, OSPF, BGP, entre outros protocolos igualmente úteis.

Indo além das soluções do RouterOS, vale destacar também o papel do hardware da MikroTik.

Ao contrário de outros dispositivos, os hardwares com selo MikroTik são criados com o propósito de complementar a experiência de quem trabalha com RouterOS. Portanto, o sistema da empresa operacional ao máximo de recursos é preciso dominar os muitos deste importante recurso.

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open source para seu negócio.
Criado com