Primeiros passos com OpenLDAP: como instalar e administrar LDAP

Oct 21 / Paulo Oliveira
O OpenLDAP é a melhor solução para administrar o LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), sendo um programa open source gratuito e focado em protocolos de cliente e servidor. Atualmente, ele está entre as principais soluções de gestão de diretórios e das tantas informações que podem ser relacionadas.

Mesmo com tamanha popularidade, ainda há muitas dúvidas sobre como dar os primeiros passos nesta importante solução. Por isso, muitos usuários buscam alternativas. Não pela falta de recursos, mas sim por conta das insistentes dúvidas.

Entre as dúvidas mais comuns está a centralização das informações. Como os dados da rede ficam centralizados, há a dúvida sobre o vazamento de informações. Porém, a vaga ideia desconsidera que o LDAP permite o uso do SSL e da sua versão mais recente, o TLS. Portanto, todas as informações centralizadas ficam criptografadas pelo sistema.

Para explicar melhor e mostrar como dar os primeiros passos com o OpenLDAP, a Escola Linux preparou este artigo e reuniu tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é LDAP?

O LDAP é uma solução de gestão de diretórios, que está disponível desde os primeiros anos da década de 90 e nasce com o propósito de ser uma alternativa ao DAP (Directory Access Protocol) para navegação nos diretórios anexados à rede.

Embora surgisse outras alternativas ao longo dos anos, o LDAP se destacou por se manter leve e não apresentar muitas falhas. Fora isso, a sua estrutura chama atenção por centralizar dados e ao mesmo tempo ser capaz de executar o protocolo TCP/IP, que permite a organização da rede em modo hierárquico.

Além de possibilitar uma fácil consulta e centralizar informações, há ainda outros recursos valiosos do LDAP. Entre alguns exemplos está a possibilidade de replicar diretórios, adicionar servidores e criar mirrors capazes de serem compartilhadas facilmente entre empresas.

O que é OpenLDAP e como ele funciona?

O OpenLDAP é a principal solução para instalar e administrar diretórios LDAP, sendo uma das mais populares do mundo em gestão de dados centralizada.
Este software open source torna possível a gestão de todos os dados de acesso dos usuários e mantém todas as decisões em um único lugar. Deste modo, você valida acessos e permissões em poucos cliques, e também faz a gestão de diretórios sem depender de diferentes soluções.

Atualmente, o OpenLDAP traz os seguintes recursos:
  • Suporte a IPv4 e IPv6;
  • Autenticação (Cyrus Sasl-Kerberos V, GSSAPI, Digest-MD5);
  • Segurança no transporte – SSL e TLS;
  • Controle de acessos;
  • Escolha entre banco de dados;
  • Capacidade de atender a múltiplos bancos de dados simultaneamente;
  • Alta performance em múltiplas chamadas;
  • Replicação de base.

A partir desses recursos é possível definir a estruturação adequada ao seu projeto de rede e definir como realizar a administração dos diretórios da rede.

Como usar o OpenLDAP para gestão de diretório?

Para fazer a instalação e administração do protocolo LDAP, você deve dominar todos os recursos presentes no OpenLDAP. Felizmente, para isso você conta com o curso da Escola Linux sobre Instalação e Administração de Diretórios com OpenLDAP!

Com aulas práticas, ministradas pelo instrutor Marcos Pitanga, você aprende no seu ritmo como implementar, configurar, administrar e integrar projetos ao protocolo LDAP através do OpenLDAP!

Matricule-se clicando aqui!

Autor do artigo

Paulo Henrique Oliveira

CEO da Linux Solutions, Networker e Millionaire Givers na BNI Brasil - Fiduciam RJ
Sobre mim
Mestre e Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibmec, com ampla experiência empresarial e liderança. Especialista em Linux e CEO da Linux Solutions, referência em soluções open source para seu negócio.
Criado com