Vantagens do Docker - conheça as principais funções

Sep 21 / Paulo Oliveira
Quando você começa em uma comunidade Linux em algum momento deve surgir a pergunta: quais são as vantagens do Docker. Embora se trate de um software open source, há muitos pontos positivos em adotá-lo.

Muitos programadores sabem que o processo de virtualização tende a demorar bastante. Em alguns casos, até prejudica a produção do seu projeto ou torna processos ineficientes.

Justamente por isso o Docker se destaca ao oferecer mais rapidez e acessibilidade aos colaboradores do projeto.

Veja a seguir as vantagens do Docker e descubra as suas muitas funções dentro do seu futuro projeto!

O que é Docker?

Desenvolvido pela Docker.Inc, o Docker é uma plataforma gratuita de código aberto que permite criar e administrar ambientes isolados da rede, popularmente conhecidos como contêineres.

Em comparação com outras formas de virtualização, o Docker se destaca por ser mais rápido, afinal todos os processos passam a ter uma linguagem padronizada e isso resulta em mais agilidade ao executar programas.

Além do tempo de processamento mais acelerado, toda a gestão fica concentrada no software. Portanto, caso haja necessidade de realizar um commit ou rollback, o gestor à frente do projeto precisa apenas de poucos cliques.

Por fim, vale destacar que entre as principais vantagens do Docker, o software é gratuito e recebe atualizações e correções gratuitas pela Docker.Inc e pelas comunidades Linux espalhadas pelo mundo.

Vantagens do Docker e suas principais funções

As vantagens do Docker estão relacionadas as suas muitas funções e soluções oferecidas ao gestor de TI. Por exemplo, os contêineres em si são pontos positivos e executam bem a função de virtualizar processos. Porém, eles vão além disso.

Por exemplo, os contêineres podem ser facilmente portáveis. Ou seja, você cria toda a configuração e aplicativos instalados em seu contêiner, transfere e instala em um outro host sem nenhuma dificuldade.

Essa é apenas uma das vantagens do Docker. Veja outras abaixo:

1. Facilidade no versionamento

Assim como o GIT e o SVN, o Docker consegue alterar as versões do contêiner em instantes. Desta maneira, commit de versões recentes e rollbacks são atividades bem descomplicadas.

2. Compartilhamento acessível

O Docker possui um hub que soma milhares de contêineres e as mais variadas aplicações já instaladas e configuradas. Essa é uma das vantagens do Docker que mais chama atenção, afinal o gestor consegue aplicar algo já pronto ou ainda usá-lo como base e personalizar etapas.

3. Reduz dependency hell

Múltiplos ambientes geram diferentes problemas, como o dependency hell. Felizmente, o Docker reduz problemas deste tipo já que o gerenciamento é facilitado.

4. Performance agilizada

A performance do Docker é sem igual e surpreende qualquer gestor nos primeiros dias após a instalação.

Para trazer um exemplo prático, o Docker consegue baixar uma imagem Fedora online em um minuto e executá-la a partir de um contêiner em menos de um segundo.

Onde baixar e aprender Docker?

Você pode baixar o Docker no site da Docker.Inc gratuitamente, mas talvez a interface resulte em algumas dúvidas nos minutos iniciais. Justamente por isso é interessante aprender mais sobre o software antes de implementá-lo no seu projeto.

Felizmente, a Escola Linux oferece um curso rápido e completo para você tirar o máximo de proveito dos contêineres do Docker.

O curso ensina todos os macetes necessários e explica as principais funções do software. Tudo isso a partir de exemplos práticos e aulas claras. Assim, em pouco mais de 16 horas você já consegue ter todas as vantagens listadas acima.

Clique aqui e conheça o curso Introdução ao Docker da Escola Linux!
Created with